• Como um design responsivo ajuda em SEO?
Como um design responsivo ajuda em SEO?
Vivemos uma era em que as pessoas estão conectadas a qualquer hora e lugar. Embora ainda muito utilizado, o desktop tem perdido espaço e foi superado pelo mobile. Esse “vício” das pessoas tem feito com que um design responsivo tenha deixado de ser uma inovação para se tornar uma peça fundamental nas estratégias de SEO (Search Engine Optimization), as otimizações das páginas para que apareçam mais bem ranqueadas nos mecanismos de busca.
Diante desse cenário, um dado preocupante é que muitos profissionais da área e empresários de maneira geral ainda não se adaptaram a essa nova realidade. O Google está atento às formas de acesso dos usuários e, em sua diversidade de itens avaliados para ranqueamento, vai sempre beneficiar as páginas otimizadas para tablets e smartphones e que, portanto, possuem um design responsivo. Se você ainda não conhece a importância dessa adaptação, veja cinco motivos para se atualizar:
Melhor navegabilidade
Quando os usuários não conseguem navegar com facilidade pelas páginas de um site, eles tendem a deixa-la rapidamente. Isso é muito negativo para o Google, que entende o tempo gasto por um visitante em um site como um indicador de sua qualidade. Além disso, quando a navegabilidade é prática, a tendência é que os visitantes retornem ao site mais vezes e aumente a taxa de conversão, o que também é avaliado pelo Google.
Assim, o design simplificado deixa a experiência do consumidor mais fácil, aumentando o tráfego e as avaliações positivas. Esse tipo de experiência é decisivo na jornada do consumidor, impactando no sucesso das empresas.
Mais velocidade no carregamento das páginas
As pesquisas apontam que os consumidores, especialmente por conta do avanço do uso do mobile, estão cada vez mais impacientes, abandonando os sites que demoram mais de alguns segundos para carregar. O design responsivo, com elementos leves, ajuda as páginas a carregarem mais rápido, tanto no desktop quanto nos dispositivos móveis, deixando os usuários mais satisfeitos. O Google também leva a velocidade de carregamento em consideração, ranqueando melhor as páginas mais velozes, independentemente da plataforma.
Menor taxa de rejeição
A taxa de rejeição é uma métrica referente às ocasiões em que um usuário acessou uma página, mas não teve nenhum tipo de interação com ela, abandonando-a. Quando as páginas possuem alta taxa de rejeição, o Google interpreta esse tempo de permanência reduzido como um sinal de que o conteúdo da página não era relevante ao usuário, prejudicando o seu ranqueamento. Entretanto, essa não é a única explicação possível. Pode acontecer de o conteúdo até ser apropriado, mas o design estava poluído, ou de difícil leitura e compreensão, levando o usuário a deixar o site. Por isso, é essencial que o conteúdo seja de qualidade e esteja legível e bem arquitetado, inclusive em mobile.
Menos conteúdo duplicado
Há pessoas que optam por um caminho diferente, criando URLs separadas para desktop e para mobile. O problema é que, apesar das URLs serem diferentes, os conteúdos são os mesmos. Os algoritmos do Google, por mais inteligentes que sejam, interpretam essas situações como dois sites distintos que estão copiando conteúdo um do outro, como se fossem concorrentes desleais. Isso prejudica o ranqueamento de ambos.
Com um design responsivo, não é necessário criar outra URL, focando suas estratégias de SEO em um único site. Com uma URL única, bem adaptada às diferentes plataformas, tanto os usuários quanto o Google ficarão satisfeitos, sem causar problemas de ranqueamento.
Compartilhamento nas redes sociais
As melhores estratégias de marketing digital exploram a conexão entre os sites e as redes sociais, como canais que complementam um ao outro. Isso faz com que a marca conquiste mais território na web, aumentando o tráfego e engajando novas pessoas, o que é detectado pelo Google. Entretanto, quando os sites não estão otimizados para mobile, esse compartilhamento social fica prejudicado, já que as pessoas encontram dificuldade em navegar pelas páginas.
Planejamento
Ao criar um site, a dica valiosa é já planejar a arquitetura do conteúdo e o design das páginas pensando na responsividade e nos fatores de ranqueamento SEO. É preciso pensar como o consumidor pensa, adaptando tudo o que for produzido em desktop para os dispositivos móveis. O mesmo se aplica ao vocabulário utilizado, que deve levar em conta as palavras-chave mais relevantes ao público. Levando esses itens em consideração, é possível deixar os sites mais acessíveis às pessoas e melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, gerando melhores resultados.