• Comunicação com Millennials requer engajamento
Comunicação com Millennials requer engajamento
Os millennials são os indivíduos nascidos nas décadas de 1980 e 1990. Essa geração é poderosa e é apontada, atualmente, como a maior influenciadora nas decisões de compra e comportamento de maneira geral. Além de movimentar grandes montantes financeiros todos os anos, essa geração é caracterizada pela constante busca por novidades e pela procura por marcas que representem seus ideais.
Millenials no consumo
Não se pode considerar todas as pessoas nascidas nessas duas décadas como um grupo homogêneo. Há indivíduos em fases completamente diferentes da vida, mas o fato que os une é a vontade de conhecer melhor as empresas e criar relacionamentos duradouros de confiança com elas. Preços e atributos de produtos não dizem tanto para essas pessoas quanto as experiências (incluindo as experiências digitais) que essas empresas podem oferecer.
Um aspecto interessante é que, em troca dessas experiências positivas e otimizadas, a geração dos millennials está disposta a oferecer suas informações pessoais às empresas. As gerações anteriores eram mais receosas nesse aspecto. Para rastrear hábitos de compra e localização, por exemplo, as empresas precisam receber dados dos clientes. Quando esses dados são convertidos em ações que trarão mais comodidade ao cliente, o millennial não hesita em ceder à empresa o dado que deseja.
Personalização
Esse tipo de comportamento dessa geração altera consideravelmente a dinâmica do marketing contemporâneo. As mensagens de massa, repletas de imperativos, que invadem a rotina das pessoas, interrompendo o que quer estejam fazendo, irritam e não atraem a atenção dessa geração de consumidores. Os ad blocks, inclusive, nunca foram tão utilizados.
Esse consumidor, ao invés, está mais sedento por interações e ofertas personalizadas, de modo que se sintam importantes e únicos para as marcas. Por isso, as marcas precisam conhecer profundamente os hábitos, interesses e canais de preferência desse consumidor, de modo que possam oferecer algum conteúdo interessante e interativo nesses pontos de contato.
Gamificação
Isso leva ao conceito de gamificação, que nada mais é do que explorar o aspecto lúdico, interativo e competitivo nas ações de marketing. As estratégias de concursos, que estimulam o engajamento e oferecem algum “prêmio” em troca da lealdade dos consumidores funcionam bem com essa geração, que gosta da interatividade. Algum tipo de desconto oferecido a quem fizer check-in nas redes sociais em algum estabelecimento, por exemplo, é algo que atrai esse consumidor. Por falar em redes sociais, elas estão entre os principais canais em que essa interatividade ocorre.
É preciso ressaltar, no entanto, que que as estratégias de gamificação não podem ser utilizadas despropositadamente. Isso quer dizer que essas ações, apesar de serem interessantes e engajadoras, não podem deixar de solucionar os problemas de marketing e de comunicação que a empresa esteja enfrentando, como em qualquer outro tipo de campanha, atendendo às necessidades dos clientes.
Esse tipo de experiência, que explora o acúmulo de pontos, a competitividade, as metas e as recompensas aumenta o engajamento dos millennials e, consequentemente, a visibilidade das marcas. Criando experiências únicas e tornando a jornada de compra mais personalizada, as marcas criam com os millennials os relacionamentos duradouros que tanto desejam.