Dicas para uma performance digital eficiente

Dicas para uma performance digital eficiente

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O mundo digital já é um universo enorme e parece estar em constante expansão. A cada dia, surgem novas plataformas, ferramentas e oportunidades para publicar e acessar diferentes tipos de conteúdo, sejam eles comerciais, informativos ou de puro entretenimento. Principalmente com a popularização dos smartphones, ficou mais fácil acessar a web onde quer que estejamos, a qualquer hora do dia.

Essas mudanças que a internet promove na vida das pessoas também afetam a maneira como compramos via internet. Em questão de minutos, conseguimos pesquisar produtos, comparar modelos, analisar as marcas, efetuar a compra, pagar e monitorar a entrega. Além disso, a internet oferece muitos dados sobre o mercado e sobre o público, atualizados constantemente. Todas essas vantagens, porém, trazem um aspecto negativo: a concorrência. E quando se fala em concorrência na internet, não se trata apenas das empresas rivais de um mesmo ramo; é preciso concorrer com as notícias, com os vídeos de entretenimento, com as novidades dos amigos, e por aí vai.

Fazer negócios na internet tornou-se um desafio, mas é possível ser bem-sucedido nesse meio. Confira algumas dicas:

Mensagens consistentes

Como citado anteriormente, o usuário da internet tem sua atenção completamente fragmentada. As experiências multi-tela fazem com que esse perfil de consumidor esteja atento a diversas coisas ao mesmo tempo, o que pode fazer com que uma mensagem institucional passe completamente batida. Sendo assim, as velhas fórmulas de publicidade na internet já não surtem os mesmos efeitos. É preciso inovar em formatos que despertem a curiosidade no consumidor para que ele mesmo procure a empresa. O inbound marketing tem substituído a propaganda invasiva, que já não impacta tanto assim. Os conteúdos também precisam ser consistentes, para deixar a marca viva nas mentes das pessoas.

Alcance e frequência definidos

Para que essa consistência ocorra na comunicação, é preciso pensar cuidadosamente na frequência e no alcance das publicações. Sempre orientadas pelos objetivos de marketing e de comunicação da empresa, todas as publicações, independentemente dos canais utilizados, precisam ter uma mensagem unificada por trás. Só assim os argumentos de campanha serão persuasivos. Além disso, é preciso que essas publicações tenham um bom alcance, ou seja, impactem o público de interesse. Também precisam de uma frequência definida, sem ser repetitiva, mas o suficiente para fortalecer a mensagem. Mais uma vez, é necessário utilizar os dados de marketing cautelosamente para tomar as melhores decisões.

Análise de dados

Por falar em dados, é sempre importante ressaltar que possuir muitos dados, por si só, não faz uma campanha eficiente. É preciso analisá-los corretamente para transformar esses dados em informações; em insights interessantes. Para filtrar os dados que são mais relevantes para elaborar e implementar as estratégias de comunicação, há, cada vez mais, ferramentas de inteligência artificial a serviço do meio. Por isso, as empresas precisam estar atentas às inovações tecnológicas que surgem e combinar a sensibilidade humana com as informações obtidas. Essa é a combinação para melhores resultados.

Capacitação

Além de possuir as ferramentas adequadas, é preciso de recursos humanos capacitados, ou seja, profissionais qualificados para humanizar as marcas, transformando os dados brutos do mercado em uma comunicação atraente e persuasiva. Por isso, além de dominar as ferramentas atuais, conhecimentos sólidos em linguagens, administração de marketing e comportamento do consumidor se fazem necessários.

Por avançadas que sejam as tecnologias atuais, são o pensamento e a criatividade humana que prevalecem. Não basta estar na web. É preciso agir com consciência para conquistar um território vantajoso, que permita que as marcas cresçam e apareçam.

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