• Conheça 5 erros para evitar em sua estratégia de marketing de influência
Conheça 5 erros para evitar em sua estratégia de marketing de influência
Ao longo do tempo, e sobretudo nos últimos anos, o marketing digital evoluiu bastante. Consequentemente, foi possível notar uma evolução muito grande nas estratégias também, dentre as quais é relevante citar o marketing de influência, por exemplo. Isso porque trata-se de uma forma original e inovadora de promover empresas, na qual as redes sociais desempenham um papel central. No entanto, existem alguns erros do marketing de influência que são comuns, mas devem ser evitados.
Embora essa estratégia costume proporcionar resultados bem positivos, saber quais são os erros é importante para ter sucesso. Portanto, continue a leitura!
Erros do marketing de influência: saiba quais são os mais comuns para poder evitá-los
Os influenciadores são pessoas que têm grande poder de influenciar o público por meio de seu conteúdo e ações. Portanto, são importantes pelo grau de convicção que oferecem aos clientes de uma determinada marca.
Contudo, vale ressaltar que esse poder carrega uma grande responsabilidade nas costas. erros do marketing de influência são mais comuns do que parecem. Em um piscar de olhos, todo o trabalho realizado com anos de esforço pode desmoronar com uma implementação inadequada.
Por isso, confira a seguir alguns desses erros mais comuns. E lembre-se de evitá-los ao máximo:
Selecionar influenciadores pelo número de seguidores
Um dos erros do marketing de influência mais comuns é justamente esse: pensar que, quanto maior o número de seguidores de um perfil, melhor será o resultado de uma campanha de marketing.
Mas a verdade é que isso é totalmente falso! Tudo bem, à primeira vista, provavelmente você acha que um número muito maior de pessoas será alcançado, certo? Porém, isso infelizmente não dá nenhuma garantia de sucesso.
A prioridade para selecionar o influenciador certo deve estar no nível de autoridade que ele tem com seus seguidores, seu compromisso e confiança com eles. É comum encontrar influenciadores com menos seguidores, mas com uma taxa de engajamento melhor, por exemplo.
Trabalhar com influenciadores que não possuem o mesmo público da sua marca
Os influenciadores são vistos por seus seguidores como uma figura renomada e oferecem confiança a todos. Mas isso nem sempre se traduz em um resultado positivo para a campanha de marketing.
É necessário fazer um estudo do nicho de mercado de cada marca e, a partir daí, selecionar os influenciadores mais alinhados a ela.
Dessa forma, os seguidores podem ter uma mensagem clara e concisa, uma vez que o cliente vê o influenciador como uma pessoa que sabe tudo relacionado ao produto ou serviço que oferece e, ao mesmo tempo, pode fazer uma recomendação sincera.
Aplicar estratégias apenas para vender
Embora vender seja o objetivo final de uma estratégia de marketing de influência, ter somente isso como objetivo da campanha pode ser considerado um dos erros mais comuns. Afinal, esses tipos de campanha são justamente as que os seguidores e clientes em potencial querem evitar a todo custo.
O melhor a se fazer, portanto, é repensar os objetivos propostos. E, é claro, ter como objetivo final a valorização da empresa na mente dos consumidores para obter reconhecimento ao invés de venda direta.
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Não mensurar os resultados obtidos
Qualquer estratégia ou campanha deve ser avaliada. Isso permitirá que você saiba onde melhorar, onde aplicar todos os recursos e onde se concentrar em campanhas futuras. Medir o comportamento e o desempenho de um influenciador é bom para continuar ou não com a relação de trabalho.
Portanto, ao trabalhar com um influenciador, é super importante mensurar o engajamento, os cliques em links, as conversões dos seguidores, etc.
Não avaliar como o influenciador trabalhou com outras marcas anteriormente
Um influenciador, provavelmente, já teve a oportunidade de trabalhar com outras marcas anteriormente. Portanto, é aconselhável saber como ele tem feito e se o seu trabalho teve alguma recompensa ao nível de vendas, marketing, etc. A credibilidade do perfil é muito importante para evitar erros quando o assunto é marketing de influência.
Se um influenciador aparece constantemente com diferentes marcas comerciais, significa que seu interesse não é verdadeiro como embaixador de uma empresa e ele só o faz por um interesse econômico. Isso pode ter repercussões no trabalho futuro da marca e do influenciador.
Conte com a 3xceler!
Definir quais são as melhores estratégias para uma marca não é uma tarefa fácil. E, uma vez que essa questão for definida, ainda é necessário avaliar de que forma a estratégia será feita. Neste contexto, se você optar por trabalhar com influenciadores, é extremamente importante evitar os erros do marketing de influência para que a sua campanha seja um sucesso.
E, se precisar de ajuda com isso, conte com a 3xceler! Entre em contato agora mesmo para saber como podemos te ajudar!