Dados consolidados: e-commerce cresce 7,4% no Brasil em 2016

Dados consolidados: e-commerce cresce 7,4% no Brasil em 2016

bg

Mesmo com o ano de 2016 sendo um dos piores, senão o pior, da história financeira do país, o e-commerce registrou crescimento de 7,4% com faturamento consolidado de 44,4 bilhões de reais. Os dados foram apresentados durante 35º Webshoppers em levantamento efetuado pelo Ebit e divulgados no último dia 16 de fevereiro.

Apesar da alegria em comprovar a resiliência do e-commerce mesmo durante a crise de 2016, as vendas tiveram retração leve de 0,2%, gerando estagnação na casa de 106,3 milhões de pedidos em 2015 e 106,5 milhões de vendas em 2016. Ao todo, o perfil consumidor ficou em 2,2 de compras em média, número classificado como baixo pelo varejo online.

Resultado aquém do esperado

O e-commerce nacional viveu um momento tão positivo que o mercado acreditava em um crescimento de 8% em 2016. Ou seja, com quase todos os segmentos em retração, o e-commerce acreditava em aumento próximo dos 2 dígitos como vinha acontecendo nos últimos anos.

No entanto, a expectativa foi levemente frustrada ao ficar nos 7,4%, porém, tal número não deve, de forma alguma, desencorajar os lojistas virtuais.

“Entendemos que é [o crescimento nominal]um número muito satisfatório, considerando o cenário da economia do país”.

Afirmou Pedro Guasti, CEO da empresa, durante a apresentação do relatório

 

Crescimento no número de consumidores online

Mesmo com leve retração houve um dado muito positivo para o e-commerce: o crescimento no número de pessoas comprando pela internet. Este é um dado fundamental que deve encorajar os comerciantes online, pois, se as vendas ficaram aquém do esperado, foi muito mais pelo poder de compra diminuído da população e não pela ausência de um mercado consumidor.

Ao contrário, em 2015, 39,14 milhões de pessoas fizeram ao menos uma compra em sites e-commerce, já no ano de 2016 o número aumentou para 47,93 milhões, graças à migração do offline para o online, segundo a pesquisa.

A força do mobile

Há algum tempo temos mostrado a movimentação e o crescimento do acesso online e das vendas via dispositivos móveis e, mais uma vez, temos dados que mostram o “boom” do mobile dentro do e-commerce.

E o destaque agora vai para o público feminino, responsável por 65% das compras via mobile, muito por conta das compras nos segmentos de moda e cosméticos.

Na média, o mobile ficou com 21,5% das vendas totais do e-commerce em 2016, aumento mais do que considerável na comparação com 2015, que ficou em 15% do total.

Expectativa positiva para 2017 no e-commerce nacional

Se 2016 não foi capaz de derrubar o mercado do e-commerce, não será no ano de 2017 que teremos notícias negativas. Pelo contrário.

Em 2017 a expectativa é bastante positiva, com a volta do crescimento de dois dígitos no comércio eletrônico.

“A gente espera que o pior tenha passado e entra em uma fase de chuva forte, mas mais otimistas neste ano”, projetou Pedro Guasti.

De acordo com Guasti, o faturamento deve chegar aos 49,7 bilhões, o que representaria um crescimento de 12% em uma projeção realista, ou seja, há espaço para um crescimento ainda maior em uma projeção mais otimista.

Criação de Sites Responsivos