• Dicas de uso das redes sociais no Natal
Dicas de uso das redes sociais no Natal
É chegado o momento mais especial do ano para o comércio, basicamente no mundo inteiro. Segundo dados do E-bit, as expectativas para o varejo online no Natal de 2017 são as melhores nos últimos 4 anos. Por isso, é natural que as empresas intensifiquem suas estratégias de marketing e comunicação nos dias que antecedem a data. Mais do que marcar presença no meio digital, é preciso ser atrativo e falar com as pessoas certas.
Como muita gente prefere comprar pela internet para evitar os tumultos das lojas físicas, tão comuns nessa época do ano, é importante que os lojistas conheçam bem o seu público. Entendendo melhor os hábitos, gostos, preferências e estilo de vida em geral, fica mais fácil pensar em formas informativas e persuasivas para promover mais vendas. Isso inclui as redes sociais, onde as pessoas estão cada vez mais presentes e ativas. Seja no Facebook, no Twitter, no Instagram, ou em qualquer outra, é interessante conhecer as ferramentas que esses sites disponibilizam e utilizá-las de modo estratégico, promovendo engajamentos com o público, conduzindo-o à conversão. Confira algumas dicas:
Formatos diferenciados
Além das clássicas postagens, com textos, imagens e links, as redes sociais têm passado a disponibilizar outros tipos de formatos. É o caso, por exemplo, da função “enquete”, disponível no Facebook e no Instagram. Por meio delas, é possível não só divulgar determinados produtos ou serviços, como também saber a opinião do público – e esse feedback é importante para manter alinhados os objetivos e estratégias estabelecidos.
Comportamento do usuário
Como citado anteriormente, é muito importante conhecer os hábitos e interesses do público-alvo. Por isso, é essencial que seja realizado um monitoramento de palavras-chave, de modo que seja possível acompanhar as interações das pessoas, descobrir os tópicos que mais lhes interessam e criar ofertas com base nesses dados.
Atenção ao mobile
Tanto os sites quanto os posts nas redes sociais precisam estar em fácil acesso e visualização, tanto para os usuários de desktop quanto para quem acessa a internet via mobile. É preciso levar em consideração que cada vez mais compras são realizadas por dispositivos móveis, o que exige total adaptação a esses meios. Aliás, é preciso estar disponível ao consumidor em diferentes canais, para que não sejam perdidas oportunidades valiosas.
Emotividade
O Natal é uma época em que as pessoas estão naturalmente mais emotivas, querendo demonstrar afeto e carinho aos familiares e amigos. Como essa data é marcada pelas trocas de presentes, é interessante apostar na emotividade na comunicação para tocar as pessoas, estimulando-as a comprar um presente bacana para as pessoas especiais. Isso pode ser feito por meio de um storytelling criativo, associando o produto a experiências agradáveis. Lembre-se de que o conteúdo em vídeo tem sido beneficiado pelos algoritmos das principais redes sociais.
Por falar em presente, as próprias empresas podem “presentear” seus clientes com promoções especiais, sejam cupons, descontos, eventos, entre outros.
Teasers
Nessa época, uma dica importante é utilizar teasers, que são mensagens mais provocantes para estimular a venda de determinado item. Por isso, explorar fatos como “últimas peças” ou “promoção por tempo limitado” são boas sugestões.
Seja criativo, explore um pouco a emotividade da ocasião, conheças as ferramentas que as redes sociais oferecem e, acima de tudo, conheça seu público-alvo. Dessa forma, as redes sociais terão um papel importante e eficiente na promoção de vendas de Natal.