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Tendências em e-commerce para o ano novo
2017 foi um ano bastante positivo para o e-commerce. Mesmo em meio à crise, os resultados obtidos apontam um importante crescimento nesse setor, que segue em alta para 2018. Chegando ao fim do ano, é o momento de pensar nas fórmulas que deram certo e que permanecem como tendência para o ano que terá início em breve. Por isso, fique atento aos itens que terão destaque nos próximos 12 meses, levando em consideração ferramentas, tecnologia e comportamento do consumidor:
Adaptação Mobile
Essa já deixou de ser tendência para se tornar uma verdadeira obrigação. Os e-commerces que ainda não estão adaptados para os dispositivos móveis estão perdendo oportunidades incríveis com um público cada vez mais conectado. Os estudos realizados em diversos países apontam que boa parte das vendas em e-commerce vem de tráfego em mobile, o que tende a se acentuar consideravelmente até 2020, já que tablets e smartphones estão cada vez mais acessíveis.
Inteligência Artificial
Sucesso em 2017 que tende a ser mais e mais empregado em 2018, a inteligência artificial chegou para facilitar o processo de comunicação, sem que seja necessária uma inteligência humana para lidar com o cliente. Os chatbots já conseguem realizar interações básicas, compreendem falas ao vivo e estão em desenvolvimento constante. Já é possível tirar dúvidas simples, comunicar suas preferências e comprar diferentes produtos com esse tipo de inteligência.
Integração de plataformas
Ainda falando em tecnologia, o e-commerce conta com diversos recursos para gestão, monitoramento e integração ao processo de compra, além das ferramentas de marketing digital. Nas plataformas de e-commerce, uma necessidade constante é a integração de todos esses serviços, de modo que as transações e o acompanhamento das conversões seja cada vez mais rápido e prático.
Marketing e Remarketing Digital
Para aumentar a visibilidade dos e-commerces, atrair leads qualificados e aumentar as conversões, a grande tendência é otimizar a personalização da comunicação. Isso é feito conhecendo e segmentando, de forma cada vez mais profunda, os públicos de interesse para aumentar o ROI (Return On Investiment – retorno sobre investimento). Nas redes sociais, como o Facebook Ads, por exemplo, isso já está acontecendo, com opções mais específicas de segmentação, que reduzem as etapas do funil de vendas, conferindo maior velocidade ao processo de conversão. Isso aumenta a competitividade das empresas em relação à concorrência.
O mesmo se aplica ao marketing de busca e aos anúncios de remarketing, que englobam os links patrocinados, redes de display e otimização SEO, seguindo como tendências, desde que com públicos super específicos. Essa segmentação mais profunda exigirá a criação de campanhas mais bem trabalhadas, mas tende a reduzir os custos com impactos em pessoas sem interesse naquilo que é divulgado.
Redes Sociais segmentadas
Os anúncios nas redes sociais também serão beneficiados por ferramentas com segmentações mais profundas. A quantidade de anúncios tem aumentado consideravelmente no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, entre outros, o que tem levado essas empresas a otimizarem seus mecanismos de publicidade. Por isso, para impactar as pessoas certas e melhorar o ROI, é fundamental trabalhar com públicos muito bem especificados.
Vídeos
Por fim, um dos aspectos que têm sido apontados como principais tendências para o próximo ano é o conteúdo em vídeo, que já tem sido priorizado pelos algoritmos do Facebook. Em e-commerce, os vídeos também atraem clientes e, segundo pesquisas, podem aumentar de 64% a 85% as taxas de conversão, especialmente porque exibem detalhes de produtos.
Para ter um 2018 de sucesso em seu e-commerce, saia na frente da concorrência e aposte nas tendências apontadas.