• Dicas para iniciar um negócio online – Parte 2
Dicas para iniciar um negócio online – Parte 2
Como citamos em nosso último artigo, abrir uma loja online é um negócio vantajoso, pois o meio digital está em crescimento e oferece maneiras para que pequenas e médias empresas entrem na competição com as grandes marcas. No, entanto, surgem várias dúvidas nas mentes dos empresários sobre como colocar o negócio em prática.
Neste artigo, seguem mais algumas dicas de negócios online para que você seja bem-sucedido nesse meio:
Administração de estoques
Um aspecto que gera muitas dúvidas é a quantidade de produtos que devem constar em estoques de lojas virtuais. É possível iniciar o negócio com pouquíssimo estoque, o que é, inclusive, uma estratégia vantajosa: quando as atividades ainda estão no início, fica mais difícil perceber quais produtos terão demanda maior e quais serão menos procurados. Por isso, é melhor não arriscar comprando grandes quantidades de itens que podem acabar encalhados, gerando prejuízos. A análise constante das vendas te ajudará a perceber quais itens serão os carros-chefes que, portanto, necessitarão de maior investimento.
Uma dica, de início ao menos, é esperar as demandas surgirem para entrar em contato com os fornecedores, enviando o produto diretamente ao cliente.
Atração de clientes
Como em qualquer loja física, também é preciso atrair o público de interesse para a sua loja virtual. Isso inclui várias estratégias digitais. As redes sociais, como citamos no último artigo, são boas ferramentas nesse sentido, pois permitem a postagem de dicas, notícias, curiosidades, vídeos e imagens sobre sua área de atuação. O conteúdo relevante é importantíssimo no meio digital, pois é ele que atrai as pessoas, mais do que a pura divulgação de produtos e preços.
O e-mail marketing também é interessante, pois permite segmentar o público e falar diretamente com indivíduos interessados de maneira personalizada. É possível enviar lembretes sobre produtos e promoções especiais, além de dicas de utilização de produtos ou serviços adquiridos.
Nacional x Internacional
Há lojas virtuais extremamente bem-sucedidas, tanto nacional quanto internacionalmente. Essa conquista, no entanto, não é fácil, já que é preciso uma logística muito bem estruturada, conhecimentos de legislação internacional e conteúdo adaptado para impactar as pessoas em outros países. Além disso, é preciso verificar se aquilo que você vende é relevante em outros locais como é no seu país de origem.
Por isso, a dica é começar de baixo. Segmente o seu público começando por sua região e pelo seu país. Não prometa algo que você não pode cumprir. Invista em produtos, logística e comunicação eficaz para dialogar com esse público inicial. Ao perceber que as coisas estão fluindo bem, aí será o momento de procurar novas regiões para atuar. Quantidade não é tão importante quanto a qualidade do serviço prestado.
Trocas e Devoluções
Como citado anteriormente, é preciso que haja uma logística sólida na implementação de um e-commerce, já que o cumprimento de prazos é um dos itens mais considerados pelo consumidor. A política de trocas e devoluções deve estar muito clara ao público, de acordo com a legislação vigente, estabelecendo os prazos e preços.
Por este motivo, os canais de atendimento ao consumidor devem ser bastante eficientes, antes, durante e depois das vendas. Chat online, Redes Sociais, Messenger e WhatsApp são boas ferramentas.