• Dicas para iniciar um negócio online
Dicas para iniciar um negócio online
As lojas virtuais têm se popularizado cada vez mais e a tendência é que esse ramo continue em crescimento. Não ter que se preocupar em adquirir um ponto de venda e estabelecer comércio com qualquer pessoa, independentemente de sua geolocalização, são alguns dos fatores que levam empresários a investir na internet. Além disso, uma característica do meio é a competitividade de pequenas e médias empresas junto das grandes marcas.
Construir um negócio online, porém, é uma atividade que pode gerar algumas dúvidas. Assim, confira algumas dicas que podem te ajudar a tomar as primeiras decisões.
Plataformas
Os empresários que querem marcar presença online geralmente investem na construção de um site que divulgue informações sobre a empresa, produtos, serviços e disponibilize uma plataforma de compras. Entretanto, os sites não são a única opção para comercializar na web.
As redes sociais, como o Facebook, o Twitter e o Instagram, são excelentes meios de atrair e construir relacionamentos com o público de interesse. Essa audiência pode ser convertida em vendas nos marketplaces. Se você tiver um site, crie posts nas redes que conduzam os seguidores à sua página – essa comunicação entre as plataformas é importantíssima em e-commerce.
Produtos e Serviços
Uma dúvida comum, provavelmente a principal, a quem deseja abrir uma loja virtual é escolher qual produto ou serviço será comercializado. Vender um item de que você gosta pode não ser uma estratégia eficaz. É preciso fazer uma análise completa de mercado, verificando quais são os principais desejos e necessidades das pessoas. Assim, você conseguirá identificar um nicho que tenha um público interessado e que gere vendas.
Estabelecimento de Preços
Após decidir o que será vendido, seja um produto ou um serviço, é necessário estabelecer quanto será cobrado por esses itens. Para chegar a um preço justo e competitivo, é preciso fazer cotações de produtos com os fornecedores. Simultaneamente, verifique quanto está sendo cobrado por seus concorrentes. Analisando esses dois aspectos, você conseguirá definir os valores.
Criação de Diferenciais
Existem produtos que são vendidos por muita gente ao mesmo tempo. A competitividade no meio digital é muito alta, principalmente em alguns nichos. Para que você obtenha destaque perante a concorrência, é necessário criar diferenciais –detalhes que façam com que o consumidor opte pela sua loja e não por outra.
Para agregar valor àquilo que você vende, ofereça um “algo a mais” ao cliente. Mais rapidez na entrega do produto, maior diversidade de modelos, oferecer dicas de utilização do produto, entre outros. São detalhes que demonstram quão bem você conhece o seu público e são capazes de fazer a sua pequena empresa concorrer de igual para igual com os grandes do setor.
Otimização
Ao criar um site, há uma série de métricas, como conversão de clientes e origens de tráfego que devem ser acompanhadas. Esse acompanhamento permitirá que você entenda melhor o comportamento e a jornada de compra do seu consumidor e otimize o seu negócio, fazendo ajustes necessários. É preciso investir em tecnologia para que sua página funcione de forma rápida e eficaz, mas também é preciso saber como analisar os resultados que sua loja virtual tem obtido.