• Dicas para os clientes abrirem seu e-mail marketing
Dicas para os clientes abrirem seu e-mail marketing
Os bloqueios antispam são considerados as primeiras barreiras no sucesso do e-mail marketing, somados ao filtro de entrega responsável pelo direcionamento para a caixa de entrada (inbox) ou para a pasta spam. No entanto, este é um processo reversível, deixando a tarefa mais hercúlea para o momento de despertar o interesse dos clientes para abrirem seu e-mail marketing. Essa é a principal barreira de todas.
Felizmente existem aspectos que podem ser feitos para aumentar a taxa de abertura dos e-mails marketing. Confira:
Horários de envio
O horário de envio de suas campanhas de e-mail marketing deve ser monitorado a partir das interações de seus destinatários em campanhas anteriores, isso porque os destinatários possuem comportamentos rotineiros de leitura de e-mails e é necessária uma análise apurada deste movimento para ser bem-sucedido em e-mail marketing.
O assunto
Você abre um e-mail marketing com um assunto que não lhe interessa? Pois bem, o mesmo acontece com seu público-alvo.
Entre tantas outras inúmeras linhas de texto, abordando os mais diversos assuntos, vantagens, ofertas, avisos, e o que mais a imaginação de anunciantes (e spammers) permitir, qual é o elemento que compõe a sua linha de assunto que destacará o seu e-mail dos demais.
Outro fato importante é saber as regras de monitoramento para configurar um e-mail como spam. Por isso, não se deixe levar em sua ânsia para que os clientes abram seus e-mails marketing e cometa erros que podem acarretar na leitura de suas mensagens como spam.
O mais indicado é usar um título chamativo no assunto e aumentar sua força com uma oferta ou promoção exclusiva.
A segmentação
Mas como saber os assuntos e as promoções que conquistam seu público se você não os conhece direito?
Para ter sucesso com e-mails marketing, a segmentação é fundamental nesse processo de conhecer as preferências dos destinatários, para alinhar a linguagem e o conteúdo que mais atrairá conversões.
Remetente
Quem é você? Essa é uma das perguntas mais automáticas que as pessoas fazem mais quando observam sua caixa de e-mail. A confiabilidade que sua marca traz é um forte aliado para as aberturas do e-mail marketing.
Por isso é fundamental investir tanto em ações corretas de e-mail marketing quanto no fortalecimento de sua marca nas mídias sociais, branding melhor dizendo.
Ponha estas orientações em prática no seu dia-a-dia e note como suas taxas de abertura começarão a ter uma significativa melhora.