Entendendo a Relevância de Links – Part1

Entendendo a Relevância de Links – Part1

bg

Sabemos que o Google utiliza links como forma de “votos”, ou seja, os links desempenham um papel fundamental nas classificações dos resultados de pesquisa, logo, se um determinando site possui muitos links, consequentemente aquele site é importante ou mais do que outros sites que possuem um número inferior de links. Mas se você já trabalha algum tempo com SEO, já deve ter reparado que muitas vezes, nem sempre quem tem mais links está melhor posicionado. Hoje vou falar um pouco sobre como o Google analisa a relevância dos links e como você pode melhorar seu trabalho.

São diversos fatores envolvidos nessa avaliação e não é novidade que confiança, relevância e autoridade de domínio e de página, bem como o texto âncora utilizado são fatores importantes. No entanto o Google considera outros critérios para avaliar o quão valioso aquele link possa ser, o quanto juice ele possa transmitir para seu site.

Links Internos

Existe uma certa diferença você construir conteúdo interno com um blog e aproveitar as páginas criadas para gerar link para seu site institucional. Essa estratégia é muito funcional e aumenta consideravelmente o número de links em seu domínio (o que é algo positivo para esta estratégia), mas com este tipo de link o Google entende que você garante, defende seu próprio site.

Links Externos

Vamos pensar agora em outro formato, suponhamos que você comprou diversos domínios e que gerou diversos links entre eles, seria uma forma muito boa de conseguir um número grande de links, porém o Google é muito competente em detectar que os sites estão relacionados, o que faria você perder tempo, dinheiro e talvez corresse o risco de levar uma possível punição o que destruiria seus objetivos.

Mesmo que você tenha registros completamente distintos, que tenha alocado os sites em diferentes servidores, o Google irá detectar facilmente o padrão de links entre eles e irá descarta-los. A verdade, é que o tempo e dinheiro gasto não valem a pena pelo ganho em juice com todo este trabalhão, você pode ganhar muito mais gastando menos tempo e dinheiro com outras estratégias, além de não correr risco de punição.

Número de Domínios

Ganhar um link para seu site de um outro domínio, seja de maneira orgânica ou não, é sempre muito bom, mas, se um link é bom, porque não gerar um número maior de links possíveis neste site que você conseguiu? Essa seria uma ideia muito boa se o Google fornecesse o mesmo juice para cada link adicionado no mesmo domínio. A razão básica para isso é simples, imagine você que apenas um de seus amigos tenha feito 50 indicações para você de uma determinada loja, por outro ponto de vista, imagine agora que 50 amigos diferentes tenham todos indicado uma única outra loja para você. Para qual dessas lojas você iria primeiro?

Resumidamente ter 50 links de um único domínio não é tão bom quanto ter 1 link de 50 domínios.

Obs: Daremos continuidade neste assunto na segunda parte deste artigo.

Criação de Sites Responsivos