• Facebook testa novas apresentações e atualiza recursos
Facebook testa novas apresentações e atualiza recursos
O Facebook não para! A rede social de Mark Zuckerberg está sempre tentando aprimorar seus serviços e o layout do Facebook em prol dos mais de 1 bilhão de usuários ativos da rede. Desta vez, a intenção é mirar no potencial de comunicação das mensagens visuais na plataforma e conquistar mais atenção. A ideia, assim, é testar novas apresentações e atualizar recursos para expandir as oportunidades dentro do Facebook.
Dessas mudanças, aparentemente, o fato em comum é a condensação de várias funções, deixando-as menores, porém, com potencial uma nova gama de oportunidades adicionais em cada uma delas, transformando a maneira de se comunicar e autopromover no Facebook.
As traduções automáticas
O primeiro é um novo compositor multilíngue que permite às pessoas para traduzir as suas mensagens para outras línguas com facilidade.
Uma vez que entrar nos vários idiomas que deseja usar, o Facebook irá exibir a sua mensagem para os utilizadores na língua respectiva.
Como observado pelo Facebook:
“Com o compositor multilíngue, autores de páginas e as pessoas podem compor um único post em vários idiomas, e os internautas que falam uma dessas línguas verá o posto apenas em seu idioma. Isso permite que os diversos públicos possam interagir mais facilmente com as páginas e as pessoas que eles seguem”.
Os benefícios para o Social Media e o Marketing Digital são evidentes. Podendo expandir a comunicação em diferentes fronteiras, atingindo um público alvo muito mais abrangente.
“Para ajudar os autores criar mensagens em vários idiomas, estamos testando um recurso de pré-preenchimento que toma a primeira mensagem composta e usa tradução automática para pré-preencher as mensagens nas línguas adicionais selecionadas. Os autores podem usar as traduções como ponto de partida para as suas próprias traduções em outras línguas, ou usar a versão fornecida como ela se apresenta.”, finaliza os representantes do Facebook.
Contextual Highlighting
A segunda característica sendo testada é a formatação “Markdown”, que permite utilizar opções como negrito, itálico e títulos em suas atualizações.
A opção só está disponível quando for postar em páginas de eventos, mas como pode ver, o Facebook oferece uma gama de novas funções de apresentação na personalização de seu texto.
Quando aplicar a atualização em cada um, o Facebook mostrará como o texto final publicado ficará em uma janela abaixo do criador do texto.
As novas opções de formatação ficaram no ar por um tempo (algumas pessoas tiveram acesso a elas desde março), embora ainda não exista confirmação sobre a utilização delas por outros usuários do Facebook.
Ferramentas em evolução
Como sempre, o Facebook está constantemente tentando aperfeiçoar os seus produtos e desenvolver novos, e sempre há testes em andamento (alguns deles se tornam novas opções, alguns não). E enquanto ele é uma aposta bastante segura de que a tradução continuará a ser uma parte fundamental da plataforma, as opções de remarcação para baixo (Markdown) apresentam um desafio diferente e poderia ter um impacto mais significativo e imediato no processo mais amplo da rede social.
Será (muito) interessante ver o que a próxima evolução de cada opção se tornará nos próximos anos do Facebook.