Entendendo a Taxa de Saída (Exit Rate)

Entendendo a Taxa de Saída (Exit Rate)

Entendendo a Taxa de Saída (Exit Rate)

bg

A taxa de saída, ou exit rate indica o percentual de usuários que deixam um site após visitar uma ou mais páginas. O Google calcula essa taxa baseado no número de saída de páginas, dividido pelo número de page views. A taxa de saída, por sua vez, afeta diretamente na taxa de rejeição de uma página ou site. Não existe uma taxa ideal, elas podem variar de uma página para outra dentro de seu site,  ou seja, não tem como definirmos o valor de uma boa taxa de saída. Você pode notar em seus relatórios, que páginas de confirmação de compras ou páginas de obrigado, normalmente possuem uma taxa mais alta que as demais, pois os usuários que chegam a elas, naturalmente saem do site após preencher um formulário, efetuar uma compra ou realizar um cadastro.

Relatório de Taxa de Saída

Conforme podemos acompanhar no relatório a baixo, dentro do Google Analytics podemos colher a taxa média de saída do site, bem como, a taxa de saída de cada página existente nele. Para acessar os relatórios de todas as páginas de seu site que mostram a taxa média de saída, basta navegar pelo menu Comportamento > Conteúdo > Todas as páginas.

Relatório de taxa de saída

Devo otimizar minha taxa de saída?

Para sites institucionais, minha indicação é que não deposite esforços tentando melhorar sua taxa de saída. Porém, para sites vitrines que possam gerar orçamentos a partir de carrinhos ou e-commerces, sim, vale a pena gastar esforços e principalmente focar o processo (funil) de conversão.

Criação de Sites Responsivos