Entendendo a Taxa de Rejeição

Entendendo a Taxa de Rejeição

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A taxa de rejeição, ou bounce rate, é uma métrica que mede a qualidade de uma página ou de um domínio. Muitos analistas e empresas se preocupam com essa métrica e realmente devem, pois podemos avaliar o desempenho das páginas e detectar como os usuários estão se comportando diante de determinado site. Ela está atrelada diretamente ao fator engajamento, que é influenciado por ter um layout agradável e um bom conteúdo, dentre outros fatores importantes. Com ela podemos medir o desempenho de uma página específica. O tempo que um visitante gasta em uma página específica ou o tempo total em que ele navega em seu site, são bons indicadores da capacidade de retenção e engajamento apresentada por suas páginas. Quanto mais tempo um visitante passar em seu site, mais envolvido estará. Ambas as métricas podem revelar muitos detalhes sobre a interação de visitantes com seu site.

Erros Comuns

Confundir taxa de rejeição com taxa de saída é algo comum, pois ambos os insights podem parecer semelhantes. Porém, eles são utilizados para medir comportamentos distintos em um site. Taxas de rejeição lidam com a primeira impressão que um visitante tem de seu site, medindo a eficácia do design e o potencial de persuasão dos textos. A taxa de saída, por sua vez, é utilizada para detectar problemas no fluxo do site.

Como a taxa de rejeição é medida?

Você já deve ter ouvido ou lido por aí que a taxa de rejeição é medida a  partir de um determinado tempo que um usuário passa em uma página, porém, não é exatamente isso. O Google Analytics mede a taxa de rejeição da seguinte maneira: o percentual de visualizações únicas da página ou visitas que a pessoa deixou em seu site a partir da entrada. Uma taxa de rejeição alta geralmente indica que as páginas de entrada do site não são relevantes para seus visitantes. Quanto mais atrativas forem suas páginas e seu site, mais seus visitantes permanecerão no site e converterão Podemos concluir, então, que Taxa de Rejeição é igual ao número de visualizações únicas da página mais o número total de entradas nessa página.

Como verificar minha taxa de rejeição?

Existem diversas ferramentas que medem a taxa de rejeição a partir de um script acrescentado nas páginas de seu site. Uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas é o Google Analytics, conforme relatório abaixo. 

Relatório de Taxa de Rejeição

O que fazer e por onde começar?

A taxa de rejeição de uma página deve ser comparada à taxa de rejeição média do site. Por exemplo, digamos que a média de rejeição de seu site seja 47%. Para reduzir sua taxa de rejeição, você deve iniciar a otimização das páginas que possuem uma taxa superior à média do site. Eu pessoalmente costumo me preocupar com páginas que possuem taxa superior a 25%, porém avaliar somente essa métrica seria uma análise muito supérflua que acaba levando a conclusões equivocadas.

Análise mais profunda

Para uma avaliação mais profunda, analise também as origens das entradas dessas páginas. Você pode detectar páginas que possuem entradas de uma origem que seja responsável por uma alta taxa de rejeição. E talvez excluir o link que esteja gerando essas visitas pode contribuir para uma otimização de sua taxa de rejeição. Também vale a pena cruzar os dados de conversão, quantidade de page views e o tempo médio gasto a partir dessas origens, mas preste bastante atenção nesses KPI’s. É comum analistas tirarem conclusões precipitadas ou equivocadas com poucas análises. O número mínimo de entradas que uma página deve receber antes que você decida analisar e otimizar sua taxa de rejeição deve variar de acordo com o tamanho do site ou fluxo de visitas. Recomendo que siga as seguintes diretrizes:

  • Para sites menores, concentre-se em páginas com taxas de rejeição altas, se elas receberem um mínimo de mil entradas por mês;
  • Para sites de tamanho médio ou grande, concentre-se em páginas com taxas de rejeição altas, se elas receberem um mínimo de 5 mil entradas por mês.

Lembrando que seu mercado ou tipo de público-alvo também pode ser um forte indicador por influenciar no tempo de permanência em suas páginas. Portanto o ideal é que você tire uma média ou números mínimos a partir de seu projeto ou nicho.

 

Criação de Sites Responsivos