• Erros mais comuns em SEO – Parte 2
Erros mais comuns em SEO – Parte 2
Em nosso último artigo, começamos a identificar alguns comportamentos que prejudicam consideravelmente o ranqueamento de e-commerces em mecanismos de busca. Páginas não encontradas, falta de adaptação dos sites para mobile, palavras-chave inadequadas, imagens não otimizadas e lentidão de carregamento estão entre os principais fatores que prejudicam o SEO. Neste artigo, continuaremos a pontuar alguns erros comuns nesse âmbito:
URLs estranhas
As URLs podem ser muito vantajosas se utilizadas corretamente, pois mapeiam os caminhos percorridos pelo usuário, registrando as categorias exploradas até chegar naquela tela. Ela é útil para que tanto o usuário quanto o Google entendam qual conteúdo é esperado naquela página. Quando o site não está otimizado, podem aparecer URLs com caracteres estranhos que não contêm títulos explicativos, fator que prejudica o ranqueamento.
Descrições duplicadas
Muitos sites têm o hábito de copiar conteúdos, especialmente descrições de produtos, uns dos outros. A prática não é recomendada, pois o Google valoriza textos originais, que conferem à página um grau de autoridade no assunto. Textos copiados fazem com que o site perca posições orgânicas e fique menos visível.
Descrições incompletas
Além das questões de ranqueamento, um site completo, com descrições detalhadas e bem elaboradas facilita muito a vida do consumidor na fase de pesquisa. Isso pode ser um grande diferencial de seu site sobre a concorrência, já que a descrição dos produtos em e-commerces tem a função de amenizar a falta da conversa com os vendedores para tirar dúvidas. Entretanto, é preciso lembrar que a página deve ser funcional, inclusive em mobile, portanto, não exagere nos tamanhos dos textos nem na quantidade de palavras-chave, que podem comprometer a leitura.
Falta de interatividade
Em e-commerces, a publicação de opiniões de clientes das empresas pode ser muito bem-vinda, pois, além de atuarem como feedback para os empresários, também auxiliam o consumidor. Na fase de pesquisas, o público tem uma tendência a procurar por opiniões de pessoas que já utilizaram aquele determinado produto ou serviço, e os comentários de clientes nos sites podem cumprir bem essa função. Além disso, cada vez que alguém posta um comentário na página, ela é atualizada, e o Google entende que ela continua relevante, evitado que caia no esquecimento. Mais um fator positivo em SEO.
Conteúdo duplicado
Além das descrições duplicadas, outro problema comum em SEO é o conteúdo duplicado. Trata-se de uma página que pode ser acessada por diferentes URLs, por exemplo:
- http://www.colegiocompleto.com.br/portugues
- http://www.colegiocompleto.com.br/portugues/1234
- http://www.colegiocompleto.com.br/portugues/page=?234
As três URLs apresentam o mesmo conteúdo e, embora pertençam a um mesmo site, elas estão competindo entre si de forma desnecessária, pois o Google não sabe qual das três é a original.
Não ter um blog
Os blogs corporativos são excelentes meios de auxiliar o consumidor, em qualquer fase do funil de vendas, seja tirando dúvidas, dando dicas de uso de um produto, citando notícias da área, entre outros. Além disso, esse tipo de postagem possibilita a criação de linkagem para páginas do site, melhorando sua visibilidade nos buscadores. Por fim, a produção de conteúdo de qualidade confere notoriedade e autoridade ao site, atraindo novos visitantes e fidelizando os antigos.
De acordo com a pesquisa E-commerce Trends 2017, lojas virtuais com blogs geram três vezes mais acessos e 2,5 vezes mais clientes do que aquelas que não realizam posts do tipo. Ainda assim, apenas 43,2% das lojas possuem um blog corporativo.