Erros mais comuns em SEO

Erros mais comuns em SEO

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As estratégias de SEO são muito importantes para qualquer negócio online, pois melhoram a visibilidade das páginas em mecanismos de busca. Essa tarefa não é simples, especialmente em e-commerces, que contêm dezenas ou centenas de páginas de produtos ou categorias. Além disso, produtos entram e saem de circulação com frequência, o que exige atualização constante de descrições, preços, opções de pagamento etc. Para evitar a perda de acessos e, consequentemente, de vendas, confira alguns erros comuns que devem ser evitados.

Página não encontrada

Os erros 404, a famosa “página não encontrada”, são comuns em e-commerce quando um produto sai de circulação e sua página continua existindo ou quando o usuário digita o endereço da página de forma errada. A dica para resolver esse problema é o redirecionamento 301 para uma nova página. Também é possível criar uma página de erro personalizada, explicando a situação e como proceder – sugerir links para páginas funcionais, de modo a evitar que o usuário abandone o site.

Falta de adaptação para mobile

O uso do mobile, seja em tablets ou em smartphones, é uma tendência crescente e, segundo dados projetados pela Ebit, a expectativa é que 32% das compras de e-commerce sejam realizadas via dispositivos móveis até o final de 2017. Por este motivo, é essencial que o conteúdo de desktop também esteja disponibilizado para mobile. Isso exige que sejam verificados os tamanhos dos textos e botões, a presença de menus, a facilidade de navegação e a velocidade de carregamento das páginas. Como as telas são menores, é preciso selecionar a plataforma correta e verificar se o acesso é satisfatório.

Palavras-chave inadequadas

Para que o SEO funcione, o primeiro passo é identificar palavras-chave relevantes ao seu negócio que sejam comumente digitadas pelo público nos sites de busca. As palavras-chave mais genéricas, como “computador”, podem gerar bastante tráfego, mas poucas conversões. Isso ocorre porque a pessoa que utiliza termos mais generalizados em sua pesquisa encontra-se nas primeiras fases do funil de vendas, não sabendo ainda sobre modelos e marcas. Para gerar conversões, é preciso investir nos consumidores que estão mais avançados na jornada de compra e, por isso, também é preciso incluir as palavras-chave mais específicas (long tail), que incluem modelos, tamanhos, dentre outras especificações. Embora seu tráfego seja menor, elas atraem as pessoas certas, já interessadas no produto ou serviço.

Falta de otimização em imagens

Em e-commerce, é essencial que haja imagens ilustrando os itens comercializados para auxiliar os visitantes da página. Se as imagens forem muito pesadas, entretanto, elas podem aumentar o tempo de carregamento e afastar muitos usuários. Procure compactar as fotos e criar descrições claras no texto alt e no nome do arquivo para que o Google compreenda corretamente os seus conteúdos.

Demora ao carregar as páginas

A cada segundo que um site demora para abrir, perde-se uma parcela valiosa de consumidores ou consumidores em potencial. Esse item também é avaliado pelos mecanismos de busca, de modo que é preciso que o usuário consiga abrir cada página rapidamente, independentemente da plataforma que utilize. Para que isso ocorra, é preciso compactar imagens, corrigir problemas no servidor e usar corretamente (com moderação) scripts, códigos e plugins.

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