Erros mais comuns na geração de leads

Erros mais comuns na geração de leads

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Todo trabalho de marketing e comunicação em qualquer empresa tem o objetivo de atrair leads, ou seja, pessoas com interesse na área, que têm o potencial de se tornarem clientes. Para que esse processo seja eficiente, é preciso atrair leads qualificados, ou seja, impactar pessoas que de fato possam representar uma oportunidade de negócios para as empresas. Não adianta sair atirando para todos os lados, pois isso gera perda de tempo e de dinheiro, impactando pessoas que não têm o menor interesse no setor. Confira alguns erros comuns nessa etapa do planejamento de marketing:

Falta de segmentação

Muitas empresas desejam iniciar um processo de comunicação e marketing sem sequer ter definido um público-alvo. Isso definitivamente não é eficaz. Ter uma persona em mente permite que as campanhas sejam mais direcionadas, com a escolha correta das mídias, da frequência, dos horários, dos assuntos relevantes e do estilo de linguagem para cada peça de comunicação. Todos esses fatores são peças-chave para o sucesso de qualquer campanha, e começar sem ter definido um receptor para as mensagens é um grande erro. Quanto mais específicas forem as segmentações realizadas, mais assertiva será a comunicação.

Ignorar os diferentes leads

Não é porque uma empresa definiu seu público-alvo que não existem variações dentro desse segmento. Os leads podem estar em diferentes etapas do funil de vendas. Enquanto alguns ainda estão em busca de informações sobre os produtos/serviços, outros já estão interessados nas formas de pagamento. Por isso, é preciso abordá-los com o conteúdo de que precisam, no local certo, na hora certa.

Falta de timing

Em complemento ao item anterior, é preciso saber exatamente em qual etapa do funil de vendas se encontra o lead. É preciso impactá-lo na hora exata, antes que a concorrência o faça, seja para oferecer um conteúdo informativo, seja para estimulá-lo à compra efetiva. Por isso, não se pode demorar para responder o lead, retornando com uma proposta. É necessário acompanhar e manter esse relacionamento com o lead em todas as etapas.

Informações em excesso

Quanto mais informações a empresa obter de seus leads, melhor será a condução geral dos negócios. No entanto, é preciso que os formulários online sejam bastante simples e práticos. Quando são exigidas informações em excesso, as pessoas podem achar cansativo, especialmente na internet, onde a velocidade para resolver os problemas é prioridade. Com isso, menos conversões serão realizadas. Seja sucinto, mas obtenha informações o suficiente para conhecer esses leads.

Falta de relevância

Especialmente para os leads que estão nas fases iniciais da jornada de compra, é preciso oferecer informações que os atraiam e esclareçam suas dúvidas. O marketing de conteúdo, que também ajuda em SEO, precisa de temas estrategicamente definidos, que sejam relevantes para essas pessoas e que sejam atuais.

Falta de estímulo

Em todas as etapas da jornada do consumidor, é preciso estimular os leads constantemente, por meio de uma linguagem persuasiva. Isso inclui não só mostrar ao consumidor os atributos do produto/serviço, mas também ser mais incisivo e estimular a compra, por meio das mensagens Call to Action, as CTAs.

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