• Facebook anuncia prioridade maior para posts de amigos
Facebook anuncia prioridade maior para posts de amigos
O Facebook é a mais importante rede social da atualidade, o que a torna também uma excelente plataforma para que as marcas publiquem conteúdo e se tornem mais visíveis ao público. É fato, no entanto, que o site passa por constantes atualizações, que interferem em seus algoritmos de relevância. Na última semana, a rede social de Mark Zuckerberg anunciou que priorizará os posts de amigos e familiares em relação aos conteúdos corporativos.
Qual o motivo da mudança?
Segundo Zuckerberg, a razão pela qual essa alteração será implementada é incentivar e estimular mais as pessoas a interagirem umas com as outras – amigos e familiares. Ainda segundo a empresa, o objetivo do Facebook é ser um ambiente para a conversa e para o relacionamento.
O que isso significa para as empresas?
Não é novidade que o alcance e o engajamento geral dos posts de páginas de conteúdo e empresas têm sofrido uma certa queda em decorrência de mudanças prévias nos algoritmos da rede. A tendência é que isso ocorra ainda mais, pois o espaço ficará mais limitado. A consequência será uma menor quantidade de visualizações, comentários e engajamentos em geral.
É o fim? O que fazer?
Não é preciso ser apocalíptico e achar que não vale mais a pena investir em social media no Facebook. Como citado, os posts que serão priorizados no feed das pessoas serão aqueles que mais estimularem o engajamento. Por isso, a dica também para as empresas é apostar em conteúdo que gere o debate de ideias, sugestões para amigos, entre outros. Mais do que nunca, ter uma pessoa por trás da página das empresas que responda a essas interações é fundamental.
Para estimular essas interações, alguns formatos têm obtido resultados melhores, como é o caso dos vídeos (sobretudo das lives), das notícias recentes e das divulgações de eventos, por exemplo. Conteúdos por segmentação geográfica também tendem a obter mais engajamento. Páginas que já não costumam receber muitas curtidas e comentários tendem a ser as mais prejudicadas. Por isso, é preciso repensar nas estratégias, sem ser apelativo – o que também é punido pela rede.
Além disso, outra opção que precisa ser mais divulgada é o campo “ver primeiro” no feed de notícias, bem como as notificações em tempo real. As pessoas podem habilitar essas funções nas páginas de que gostem mais.
Por fim, vale a pena lembrar que o Facebook oferece também as opções de anúncios pagos. Antes que os profissionais de comunicação torçam o nariz, é preciso que nos lembremos que a internet tem adquirido importância extrema entre as mídias disponíveis. Assim, é óbvio que serão desenvolvidos e implementados cada vez mais meios de monetizar os negócios nessa plataforma tão vantajosa e disputada.
Isso deve ser encarado como um desafio, mas não com desânimo. Anúncios pagos em redes sociais são meios de atrair pessoas e incentivá-las a conhecer as marcas, assim como faz a televisão ou o rádio. No Facebook, especificamente, o que não faltam são opções de segmentação de público, permitindo que os anúncios sejam visualizados pelas pessoas mais propensas a se interessar pela marca, levando diversos aspectos em consideração (renda, geolocalização, faixa etária, gênero, preferências gerais, entre outros).
O Facebook segue sendo um importante canal de comunicação, que pode ajudar muitas empresas a alavancarem seus negócios. Como tudo em marketing (e na vida), é uma questão de se adaptar e se empenhar em ser relevante.