Tendências em comunicação para o novo ano – Parte 2

Tendências em comunicação para o novo ano – Parte 2

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Em nosso último artigo, começamos a verificar algumas tendências de comunicação entre empresas e públicos de interesse para 2018. Também pudemos observar que as tecnologias e plataformas sofrem modificações a todo instante, e quem não estiver se adaptando constantemente perderá muitas oportunidades de negócios.

Por conta disso, o presente artigo destaca mais algumas tendências em comunicação para que o novo ano seja marcado por experiências incríveis e pela construção de relacionamentos duradouros. Confira:

A importância dos vídeos

Além de pensar sempre em conteúdos relevantes, também é necessário pensar nos formatos que oferecem melhores resultados. Pesquisas recentes apontam que o conteúdo em vídeo, por ser mais dinâmico e animado, tem sido uma preferência para a maioria das pessoas. Esses dados têm feito com que cada vez mais empresas invistam nesse formato, tornando-se uma tendência. Os próprios mecanismos de busca e redes sociais têm beneficiado as marcas que apostam nos vídeos.

O YouTube é a grande referência nesse formato, mas ele também podem ser reproduzido em diferentes redes sociais. Dicas de uso de produtos, lançamento de novos artigos, entre outros assuntos relevantes podem ser abordados nos vídeos, permitindo também maior interação com o público.

Atendimento ao consumidor

Também é muito importante ressaltar que o consumidor atual é muito mais bem-informado e exigente do que era anos atrás. Ele deseja ser atendido onde e quando quiser, o que exige organização e investimentos em tecnologia. Isto nos leva a mais uma tendência: os chatbots. Eles são robôs assistentes que ficam disponíveis para tirar dúvidas mais básicas e resolver problemas dos clientes via internet.

Investir nesse tipo de plataforma ajuda a economizar tempo, que pode ser mais bem aproveitado em outras ações.

Geolocalização

O marketing e a comunicação sempre tiveram em comum o desejo de impactar as pessoas certas, na hora certa e no lugar certo para fazer os negócios acontecerem. Na atualidade, tecnologias específicas podem ajudar a realizar esse desejo. Habilitando algumas configurações, é possível que as empresas saibam onde o cliente está, de modo que ele seja impactado por uma mensagem ou anúncio em seu smartphone quando estiver nas proximidades dos pontos de vendas.

As tendências em comunicação apontadas, como é possível perceber, envolvem avanços tecnológicos. Engana-se, no entanto, quem pensa que esse é o único aspecto a ser considerado. O fator humano, o conhecimento sobre o comportamento do consumidor e as pesquisas constantes continuam sendo essenciais para o desenvolvimento de qualquer estratégia. Tendências podem ser passageiras, mas a análise do ser humano é eternamente a alma da comunicação.

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