Facebook impede o bloqueio de anúncios no desktop

Facebook impede o bloqueio de anúncios no desktop

bg

Você e nem ninguém poderá mais bloquear completamente os anúncios na página do Facebook quando estiver visualizando seu perfil em um desktop. Mas não entenda mal. Não é que o Facebook esteja tirando completamente sua opção de escolha sobre ter ou não anúncios na tela do seu computador, ele está “apenas” oferecendo uma nova opção pelo uso gratuito de seus serviços. E essa nova opção é a de controlar o que as marcas podem (conteúdo publicitário) mostrar para você. O procedimento não se estende para o serviço mobile.

Fatores financeiros motivaram a medida

Recentemente o Facebook anunciou que havia encontrado uma maneira de “frustrar” pessoas que realizam o bloqueio de anúncios em suas páginas (pessoas que encontram formas de bloquear diferentes funções, como os anúncios, em um site), e que estaria fazendo isso para proteger o retorno de seu enorme investimento, pois a publicidade responde por 84% de seu faturamento – em torno de 998,2 milhões de dólares somente no segundo trimestre de 2016 – e também uma maneira de ajudar a indústria digital a lutar contra os bloqueios de anúncios.

Fazendo diferente do Google

A tática do Google para impedir os bloqueadores de anúncios é tentando contornar a situação, pagando Ad Blocker para não bloquearem seus anúncios, já o Facebook resolveu fazer diferente, pelo menos é o que diz a empresa em reportagem do The New York Times.

Segundo o jornal, o Facebook está impedindo os bloqueadores de anúncios através da identificação de como esses bloqueadores reconhecem se uma parte do conteúdo é um anúncio e, em seguida, o Facebook irá disfarçá-los para se parecerem com o conteúdo normal. 

A expectativa é de que a entrada do Facebook na luta contra os bloqueadores de anúncios ajude no combate a essa prática, fortalecendo o meio mídia digital e seu poder publicitário.

O controle nas mãos do usuário

Em contrapartida para as pessoas que utilizam a rede social não podem mais controlar se veem os anúncios ou não em seus desktops, o Facebook está entregando novos controles sobre o tipo de dados que os anunciantes podem usar para orientá-los e onde que o Facebook pode colocar seus anúncios. É uma maneira de não causar a sensação de que não há mais nenhum tipo de controle sobre o que é anunciado no computador dos usuários, já que muitos se sentem violados com alguns tipos de anúncios que surgem “do nada” em sua página do Facebook.

Abaixo a imagem da página para montar suas preferências no Facebook Ads:

Criação de Sites Responsivos