• Novidade: Facebook agora permite agendar posts no Instagram
Novidade: Facebook agora permite agendar posts no Instagram
Milhares de pessoas se conectam ao Instagram diariamente e, por conta disso, cada vez mais surgem novas funcionalidades para os usuários. Quem trabalha com gestão de mídias digitais é que adora todas essas novidades da ferramenta. A grande atualização da vez é a integração entre ela e outra popular rede social: agora é possível agendar posts no Instagram e vídeos no IGTV por meio do Estúdio de Criação do Facebook.
Essas ferramentas já estavam em testes no Estúdio de Criação do Facebook, mas só agora foram oficialmente lançadas. A liberação da função acaba com a necessidade que muitos profissionais da área tinham de contratar ferramentas de terceiros para programar postagens. Isso significa o fim de algumas limitações até então existentes: o Estúdio de Criação permite o agendamento de posts com várias imagens e tem suporte também para programar a publicação de vídeos mais longos para o IGTV.
Agendar posts no Instagram: quais os requisitos?
Pelo menos inicialmente, ainda não é possível utilizar esse recurso para o Instagram Stories, porém tanto os posts quanto os vídeos do IGTV podem ser agendados para até seis meses. O Estúdio de Criação, usado para programar as publicações, precisa ser acessado pela área de negócios no desktop. Para isso, entretanto, é necessário:
- Possuir uma conta comercial do Facebook;
- Possuir uma conta comercial ou de criador do Instagram;
- Vincular a conta do Instagram a uma página do Facebook;
Como fazer o agendamento?
As pessoas que já estão acostumadas a trabalhar com o Facebook sabem que existe uma forma nativa na plataforma para programação de postagens. Contudo, para o Instagram, essa é a primeira vez que os usuários têm acesso a essa função através de um serviço oficial do Facebook. Por esse motivo, é comum que hajam dúvidas de como realizar esse agendamento, mas seguindo alguns passos básicos, torna-se uma tarefa realmente fácil:
- Acesse o Estúdio de Criação do Facebook;
- Clique no ícone do Instagram localizado na parte superior central da tela;
- Preencha seus dados de login na janela que será aberta para conectar suas contas;
- Um painel com seu histórico de posts aparecerá. Para realizar o agendamento, clique em Criar Publicação;
- Selecione a conta e escolha se deseja enviar um post para o feed ou para o IGTV;
- Escreva a legenda da sua publicação e marque a localização e as hashtags;
- Envie as mídias (imagens e vídeos) do seu computador ou do seu perfil do Facebook;
- Quando tudo estiver pronto, clique em em Programação para definir a data e a hora que a postagem entrará.
Melhorias além de permitir agendar posts no Instagram
Além de poder agendar posts no Instagram, os criadores de conteúdo que fazem uso da ferramenta contam com o auxílio de novos recursos de suporte para mais idiomas no sistema de legendas automáticas, análise de dados e a possibilidade de agendar uma Watch Party. Ainda é possível, antes de iniciar uma transmissão ao vivo para o público, testar a live.
Produzimos um artigo que fala qual o melhor horário para postar nas redes sociais, com uma lista das principais mídias e a quantidade de usuários que estão nelas.
Para o Instagram especificamente, que foi comprado pelo Facebook em 2012, o Estúdio de Criação agora possibilita a visualização do histórico de posts da conta, inclusive podendo separar o tipo de postagem por abas: vídeos, carrosséis, fotos, IGVT e stories. A seção Informações da plataforma permite que os profissionais que trabalham com isso possam ter acesso a várias métricas como, por exemplo, visitas ao perfil, alcance, impressões e ações realizadas na conta. Além disso, idade, gênero e demais dados sociodemográficos do público também podem ser visualizados.