• Fim do Primeiro Clique Grátis do Google?
Fim do Primeiro Clique Grátis do Google?
Recentemente o Wall Street Journal informou que removeu seu conteúdo do programa “Primeiro Clique Grátis” do Google. Este é um programa que foi idealizado pelo Google para evitar as situações chatas nas buscas relevantes que possuem limitações de acesso. O Primeiro Clique Grátis oferece a possibilidade de viabilizar, no primeiro acesso do internauta, permissão para visualizar as páginas restritas.
Dessa forma, dois objetivos iniciais seriam superados com essa ferramenta:
– A inclusão de conteúdo relevante no sistema de pesquisas da gigante da internet, com o intuito de melhorar a experiência de navegação do usuário;
– E também oferecer uma oportunidade de promoção e desbravamento para os editores de conteúdo restrito.
Mas agora, segundo descoberta do Wall Street Journal, as coisas mudaram no Primeiro Clique Grátis do Google.
“Estamos constantemente experimentando com diferentes maneiras de melhorar a experiência digital para os nossos membros.Como uma continuação deste, o jornal ampliou seu teste removendo o índice disponível através do Primeiro Clique Grátis do Google.O teste começou no mês passado quando o Jornal removeu quatro seções, resultando em crescimento de assinatura direcionado diretamente do conteúdo.”
Quem busca pelo conteúdo do Wall Street agora está recebendo um rótulo “subscription” que aparece ao lado dos links no Google Notícias, conforme imagens abaixo:
No entanto, este rótulo de “Assinatura” não está sendo exibido com a pesquisa regular do Google:
Em quaisquer desses casos, nenhum usuário consegue clicar e ler as histórias sem ter uma assinatura.
O “primeiro clique grátis” no Wall Street Journal
O Wall Street Journal tem sido um participante no primeiro programa do Google por anos. O programa exige que os editores de notícias permitam que aqueles que clicam em suas histórias dos resultados de pesquisa do Google tenham acesso irrestrito, por até três histórias por dia.
A ideia por trás do programa é que os pesquisadores do Google não sejam incomodados por barreiras (paywall), enquanto os editores potencialmente ganham uma audiência passível de conversão. Claramente, o Wall Street Journal decidiu que está funcionando melhor não estar no programa para quantidades significativas de seu conteúdo.
Por que os rótulos de assinatura não foram exibidos antes?
O Wall Street disse que fez o que precisava fazer para os rótulos fossem exibidos no Google, aliás, o Google foi confrontado por publicações especializados sobre o porquê da não exibição anteriormente.
Uma das razões para isso poderia ser que o Google implantou os rótulos sozinhos, depois dos questionamentos.
Outra grande questão fica sobre a mudança de status de assinatura e sua classificação no Google. Se for assim, o Wall Street poderia perder relevância no maior buscador online do mundo, reduzindo as conversões.
Quando confrontado, o Google disse que não faz declarações sobre classificação e ranking, o que não verdadeiro, já que eles o fazem com frequência, apenas decidiram não responder neste caso específico.
Além disso, o Google disse uma vez que seu algoritmo de notícias tenta refletir o que os leitores do Google Notícias gostam e eles não gostam de clicar em sites de assinatura. Como resultado, os sites de assinatura apresentam um desempenho mais fraco na exibição de consultas de notícias.
Fato é que a movimentação do Wall Street Journal pode inspirar outros editores a fazerem o mesmo, removendo seu conteúdo do Primeiro Clique Grátis, especialmente se o rótulo “assinatura” não trouxer prejuízo as conversões.