• Google Adwords – Anúncios personalizados
Google Adwords – Anúncios personalizados
Faz algum tempo que os usuários do Google Adwords e a gigante da internet, felizmente, não dormiu no ponto. Claro, as mudanças no Google nunca acontecem antes de uma maciça pesquisa e amplos testes, mas, enfim, o anúncio padrão de texto do Adwords, depois de 15 anos, chegou ao fim, dando lugar ao modelo de anúncio de texto personalizado, o Adwords IF, para dar aos anunciantes a capacidade de personalizar seus anúncios, parecido com o que o sistema de customização de anúncios permite, mas sem o feed.
Agora os anúncios de texto podem ser adaptados com base no fato dos usuários estarem utilizando mobiles ou se são membros de uma lista de público-alvo.
No exemplo abaixo a partir do Google, uma função é usada para personalizar a oferta e a descrição com base se um usuário está na lista de redirecionamento do anunciante. Se ele está na lista, os usuários verão uma promoção “15% off”; caso não, eles verão ter “10% de desconto”.
Como funcionam
Os novos anúncios de texto do Adwords podem personalizadores de anúncios em quaisquer partes do seu anúncio, com exceção do campo URL final. Estes anúncios são apenas apresentados na Rede de Pesquisa.
Os personalizadores de anúncios são parâmetros expressos entre parêntesis {exemplo}. O parâmetro é substituído por um texto dinâmico quando o seu anúncio é acionado pela pesquisa de um utilizador.
Assim, é função dos personalizadores preencherem o texto do anúncio por meio de dados do personalizador carregados para o Adwords em um ficheiro de folha de cálculo. Em seguida, os personalizadores efetuam a referência ao nome do conjunto de dados, bem como ao atributo nele incluso.
Um valor predefinido para o seu anúncio também é possível, ainda que o personalizador de anúncios não seja apresentado ou o texto exceda o limite de caracteres.
Sintaxe do processo
Dividido, a sintaxe para as funções IF é:
- Comece com “{= IF”
- Adicionar um “(” depois de IF
- Siga com a segmentação de “device = mobile” ou “audience IN”
- Se você estiver usando segmentação por público-alvo, coloque a lista que deseja segmentar entre parênteses. Se estiver segmentando várias listas de público-alvo, separe-as com uma vírgula.
- Coloque uma vírgula após a segmentação.
- Adicione o texto a ser inserido quando os critérios de segmentação forem atendidos.
- Fechar “)”
- Siga com dois pontos “:”
- Após o dois-pontos, adicione o texto padrão que será usado quando os critérios de segmentação não forem atendidos.
- Fim com o fecho de fechamento “}”
Juntos, ele se parece com isto:
{= IF (dispositivo = celular ou audiência IN (audiencelist1, audiencelist2), Texto personalizado): Texto padrão}
Exemplos segmentados
Existe mais de um tipo de segmento para utilizar o Google Adwords e seus anúncios agora personalizados. Abaixo exemplos de cada um deles:
Segmentação por palavra-chave
A loja de materiais de cozinha do Samuel oferece centenas de batedeiras diferentes. Ele pretende que os anúncios apresentem detalhes para cada modelo, juntamente com o preço de venda atual que está em vigor.
Os personalizadores de anúncios permitem que estes detalhes estejam disponíveis para todas as batedeiras, com um único anúncio. Basta que o Samuel carregue dados do personalizador de anúncios com os detalhes associados a cada batedeira. Uma linha desta folha de cálculo do personalizador de anúncios poderia ter o seguinte aspeto:
Target keyword | Modelo (text) | Capacidade (number) | Tipo (text) | Preço_inicial (price) | Venda_termina (date) |
---|---|---|---|---|---|
prowhip 300 | ProWhip 300 | 5 | cabeça inclinável | 199 € | 2015/05/15 20:00:00 |
A coluna “Target keyword” mostra a palavra-chave que deve acionar os detalhes das outras colunas, cada uma das quais especifica qual o tipo de detalhes que incluem (texto, número e assim sucessivamente).
Quando o Samuel escreve o anúncio, utiliza personalizadores que efetuam referências a cada coluna, em vez de detalhes específicos. A primeira parte do personalizador (“Batedeiras”) é o nome atribuído ao conjunto de dados, a segunda parte, (por exemplo, “Modelo”) é o nome de uma coluna.
{=Mixers.Model}
Batedeira com suporte
www.example.com{=Mixers.Capacity}
litros {=Mixers.Type}
batedeira com suporte.{=Mixers.Start_price}
– a venda termina em {=COUNTDOWN(Mixers.Sale_ends)}
.
Em seguida, se alguém efetuar uma pesquisa para “comprar prowhip 300” em 10 de maio de 2015, os personalizadores atualizam o anúncio de acordo com a palavra-chave “prowhip 300”, como se segue:
Batedeira com suporte ProWhip 300
Anúncio www.example.com
199 € – a venda termina em 5 dias.
O anúncio do Samuel assegura às pessoas que a loja dispõe do que estas procuram (uma batedeira com suporte com cabeça inclinável e a capacidade de 5 litros), bem como apresenta um incentivo (preço de venda) para que estas efetuem a compra na loja.
Por campanha ou grupo de anúncios
A conta da loja do Samuel está organizada de modo a que cada campanha esteja focada numa categoria de eletrodomésticos (por exemplo, batedeiras com suporte, copos misturadores e máquinas de fazer pão), com um grupo de anúncios por marca. Ele constatou que, quando as pessoas procuram um determinado modelo, acabam frequentemente por comprar um modelo diferente da mesma marca; deste modo, pretende realçar a grande seleção de que dispõe para marcas selecionadas. Para tal, necessita de personalizar os anúncios por grupos de anúncios e utilizar as colunas “Target campaign” e “Target ad group”. Segue-se uma linha de exemplo dos dados do personalizador de anúncios:
Target campaign | Target ad group | Marca (texto) | Núm_modelos (number) | Preço_inicial (price) |
---|---|---|---|---|
Batedeiras com suporte | ProWhip | ProWhip | 9 | 150 € |
Em seguida, cria um anúncio semelhante a este para cada grupo de anúncios:
{=Mixers.Brand}
Batedeiras com suporte
www.example.com{=Mixers.Num_models}
modelos à escolha.
Preços desde {=Mixers.Start_price}
.
Alguém que pesquise “prowhip 300” poderá ver o anúncio sob a forma seguinte:
Batedeiras com suporte ProWhip
Preços a partir de 150 €.
Segmentado por localização
Agora, o Samuel gere uma cadeia de lojas de utensílios de cozinha nos Estados Unidos. Quer que os respetivos anúncios realcem os descontos oferecidos nas lojas onde as pessoas estão mais próximas.
Os personalizadores de anúncios permitem que ofereça informações específicas da localização ao utilizar apenas um anúncio. Basta que o Samuel carregue dados do personalizador de anúncios com os detalhes associados a cada localização. Uma linha desta folha de cálculo do personalizador de anúncios poderia ter o seguinte aspeto:
Localização de segmentação | Marca (texto) | Venda (texto) |
---|---|---|
Denver, Colorado | ProWhip | 20% de desconto nas batedeiras na nossa loja de Denver. |
Estados Unidos | ProWhip | Melhor preço garantido. |
O texto do anúncio introduzido poderá ser semelhante a este:
{=Mixers.Brand}
Batedeira com suporte
www.example.com{=Mixers.Sale}
.
Encontre a batedeira certa para você!
Agora, se alguém pesquisar “prowhip denver”, poderá ver um anúncio como este:
Batedeira com suporte ProWhip
Encontre a batedeira certa para si!
Vantagens de personalizar no Google Adwords
Eis algumas das várias vantagens do novo Google Adwords personalizado:
Com as mensagens personalizadas os anúncios se tornam mais capazes de estarem de acordo com cada pesquisa ou página Web visualizada;
Os personalizadores irão permitir que um único anúncio de texto possua centenas de variações, ou seja, escalabilidade, apresentando a variação mais significativa para cada lead em potencial;
Em termos de relatórios, as atualizações automáticas que ocorrem quando um anúncio é acionado, não repõem os dados de desempenho do mesmo.