• Google mostra como a internet tem mudado o varejo nacional
Google mostra como a internet tem mudado o varejo nacional
Os números do e-commerce brasileiro, que crescem a cada ano, sempre foram um indicativo de mudanças no varejo nacional, no entanto, pesquisas mais abrangentes sobre o tema “o impacto da internet no varejo do Brasil”, não eram feitas, pelo menos até agora. O Google encomendou pesquisa inédita sobre a influência das mídias digitais nas principais categorias do mercado de varejo brasileiro. Feita pela Forrester Research, o estudo faz uma projeção até 2021 do impacto do digital nas vendas online e offline e a evolução do mobile nesse mercado.
As perspectivas de crescimento dessa mesma pesquisa foram abordadas em outro artigo do blog, “Google confirma – E-commerce brasileiro não para de crescer”, mas agora, vamos mostrar os efeitos mais específicos deste crescimento e como a internet está mudando a forma de comprar no varejo brasileiro.
Roupas, alimentos e outros no mobile
O e-commerce brasileiro viveu, quase exclusivamente, da compra de serviços, eletrônicos e livros, mas isso está mudando.
Roupas, artigos de beleza e até alimentos agora são vendidos em profusão pela internet e com vendas cada vez mais intensas por dispositivos móveis.
Não só isso. Ao contrário do desktop, que ainda não atinge toda a população brasileira (acesso em equipamentos utilizados no local de trabalho não entram na conta), o smartphone está nas mãos de grande parte da população brasileira. Aliás, se formos contar celulares com algum tipo de acesso à internet, por mais precário que seja, temos mais celulares online do que pessoas no Brasil (mais de 270 milhões de dispositivos), e muitas dessas pessoas utilizam somente os smartphones para acessar à internet.
Cerca de 30% da população vive conectada somente por seus smartphones e a maioria já superou os medos de realizarem compras ou transações bancárias online.
Atualmente, mais de 35% do tráfego dos principais varejistas já vem desses dispositivos.
E este número tende a chegar a 71% até o ano de 2021. Impactando em muitas vezes o número de compras realizadas online.
Outros dados da pesquisa
Outras estatísticas significativas incluem o provável faturamento de mais de 80 bilhões de reais até 2021, cerca de 9% do varejo total brasileiro;
O impacto crescente dos smartphones no ato da compra (e não apenas por causa da transação, mas por pesquisas e opiniões em redes sociais que podem direcionar o consumidor a compra de determinado produto em uma específica loja).