Google terá que Investir 60 Milhões de Euros para Jornais Franceses

Google terá que Investir 60 Milhões de Euros para Jornais Franceses

bg

O Google trava a disputa para exibir conteúdo de empresas jornalísticas e de terceiros em jurisdição pelo mundo todo, na França o Google efetuou um acordo no qual irá ajudar os veículos jornalísticos franceses para aumentar suas receitas com publicidade on-line e também criará um fundo bem gordo de 60 milhões de euros para prover a inovação na área de mídia digital.

Google-assina-acordo-com-jornais-franceses

A disputa

A mesma disputa vem sendo travada em jurisdição em diversos países, as empresas jornalísticas querem receber remuneração do Google por eles utilizarem de seus conteúdos mostrando em seus resultados. Veículos editoriais europeus haviam pedido aos governos da França, Alemanha e Itália que obrigassem o Google a pagar por esta utilização de seus conteúdos.

O Google

O Google por sua vez, ameaçou tirar todas as páginas indexadas em seu mecanismo de buscas, ou seja, faria com que suas páginas jamais fossem encontradas no buscador. Mas ao final de tantas brigas, disputas jurídicas e audiências  o Google aceitou o acordo, com tanto que ele não teria que pagar para exibir apenas trechos de notícias em sua ferramenta de busca. "Uma indústria jornalística saudável é importante para o Google e nossos parceiros, são essenciais para uma sociedade democrática e livre" disse Schmidt.

A França

A França nomeou um mediador para tratar e conduzir as negociações e acabou em um resultado feliz para a França e não muito satisfatório para o Google, por uma forte pressão ao Google, com uma possível cobrança de uma taxa sobre o Google News caso as negociações com as empresas de mídia não desse certo. Claro que este valor dessa "multa" não foi divulgado nos jornais, más seria um valor bem alto.

O Acordo

acordo entre o google e frança

O acordo entre o Google e os jornais franceses foi assinado na sexta-feira (01/02/2013), assinado pelo presidente do conselho de administração do Google, Eric Schmidt e o presidente francês Francois Hollanda. Segundo fontes próximas a negociação, o acordo só se aplicará a veículos jornalísticos de informação geral.

 

 

Criação de Sites Responsivos