• Monitorando Posicionamento de Palavras Chaves no Analytics
Monitorando Posicionamento de Palavras Chaves no Analytics
Este é apenas um dos inúmeros métodos de monitoramento que o Google Analytics oferece, e este, por sua vez, é bem simples.Chega enrrolação e vamos direto ao assunto.
Criando Perfil Clone
O primeiro passo é criar uma conta Clone, acesse sua área Administrativa e na aba Perfis clique em Novo Perfil.
Na página de Criar novo Perfil caso precise corrija o fuso horário e de um nome para este perfil clone.
Criando os Filtros
Com o perfil clone criado, vamos criar 3 filtros para ele. Você deve clicar em Novo Filtro, na página de Adicionar filtro ao Perfil você terá que clicar em Novo Filtro e fazer a seguinte seleções:
Filtro 1
Nome do Filtro: Orgânico Selecione: Filtro Personalizado Selecione: Incluir Campo de Filtro: Mídia de Campanha Padrão de Filtro: organic
Filtro 2
Nome do Filtro: Google Selecione: Filtro Personalizado Selecione: Incluir Campo de Filtro: Origem da Campanha Padrão de Filtro: google
Filtro 3
Nome do Filtro: Posição Selecione: Filtro Personalizado Selcione: Avançado Campo A Selecione: Termo da Campanha Caixa de Texto: (.*) Campo B Selecione: Referência Caixa de Texto: cd=([^&]+) Campo Saida Para Selecione: Definido pelo Usuário Caixa de Texto: $A1 (pos: $B1) Campo A é Obrigatório: Sim Campo B é Obrigatório: SimSubstituir campo de saída: SimDiferenciar maiúsculas e minúsculas: Não
Concluído
Com os filtros criados, agora é só aguardar para que o Google Analytics comece a registrar as posições das palavras chaves que estão trazendo tráfego para seu site.
Aonde vejo o Relatório?
Para visualizar este no relatório criado, no menu lateral esquerdo do Google Analytics clique em Público Alvo >> Personalizado >> Definido pelo Usuário Agora você notará que depois das palavras chaves aparecem com (pos: nº). O número que será exibido é a posição que a palavra chave estava quando foi clicada no Google. Faça bom proveito desta métrica!
Ferramentas de monitoramento de palavras Chaves
Hoje disponibilizamos de inúmeras ferramentas gratuitas e pagas para fazer o monitoramento de palavras chaves, tarefa indispensável para quem trabalha com otimização de sites. Existe inúmeros métodos e opções usadas para realizar o monitoramento e pesquisa de palavras chaves, entre elas ferramentas gratuitas criadas pelos próprios Search Engine, porém estas acabam sendo limitadas, e não possuem uma boa confiabilidade, existem também ferramentas criadas por terceiros, e ferramentas para análises mais complexas.
Algumas ferramentas de pesquisa
• Google Free Monitor • SEMRUSH • Maketing Sumurai • Raven • SEOMOZ