Growth Hacking – O que é e como ele acelera o crescimento de sua empresa digital

Growth Hacking – O que é e como ele acelera o crescimento de sua empresa digital

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O Growth Hacking é um termo cada vez mais utilizado no mundo inteiro. Relativamente novo por essas paragens, ele já é bastante aplicado especialmente em startups do Vale do Silício, polo tecnológico dos Estados Unidos que é referência mundial em informação e inovação. Mas em que o Growth Hacking auxilia esses startups e como ele pode ajudar a alavancar seus negócios na internet? As respostas agora:

O que é Growth Hacking?

Termo criado por Sean Ellis, a melhor definição para o nome é “marketing orientado a experimentos”, segundo o próprio Ellis, que definiria o Growth Hacking como o método para encontrar oportunidades/brechas (hacks) com o propósito de desenvolver estratégias específicas visando o sucesso mais rápido para o crescimento (growth) de seu empreendimento.

Ellis sentiu a necessidade de criar um nome para os processos que ele estava desenvolvendo, com sucesso, nas empresas por onde passava. E agora o Growth Hacking está se tornando uma das melhores formas de crescimento no marketing digital no mundo inteiro.

Para criar o termo, Ellis fez a seguinte interligação entre as palavras:

  • Growth – crescimento.
  • Hack – brecha, espaço, corte.
  • Hacking – o ato de encontrar e explorar essas brechas e espaços.

Gerando o nome Growth Hacking, um marketing que descobre as oportunidades nos espaços deixandos pelo mercado e avança sobre eles com o propósito de entregar o que próprio mercado pede e crescer rapidamente no processo.

Claro, o Growth Hacking não é tão simples e veloz, até porque notar as brechas oferecidas pelo mercado não é algo fácil de enxergar a todo instante, o que dá força ao termo “marketing de experimentos” como o melhor para o Growth Hacking taxado pelo próprio Ellis.

Foco no crescimento

Um verdadeiro Growth Hacking foca sempre no crescimento. Aliás, o criador, Ellis, notou que as empresas por onde ele passava, abandonavam o rumo de crescimento em pouco tempo, conformando-se com a passagem dele e nunca mais buscando um novo rumo de crescimento.

Ellis criou o Growth Hacking para manter uma empresa sempre com o foco voltado no crescimento e nunca acomodada com o sucesso momentâneo, lição fundamental no segmento digital, cujas tendências se alteram constantemente.

Assim sendo, para crescer, todas as decisões que um Growth Hacking toma são baseadas em dados de crescimento. Desde estratégias, ideias, iniciativas e táticas, tudo voltado para o crescimento do negócio, de maneira obsessiva, sem prestar atenção em nada mais do que o crescimento.

Tal obsessão trouxe uma gama de métodos, ferramentas e melhores práticas inexistentes no marketing anteriormente.

O marketing digital percebe o Growth Hacking

Com tanta coisa acontecendo no mundo online (Netflix, Spotify, Dropbox, Cursos Online, Infoprodutos e outros), mudando a forma como se vende, como se compra, mudando a maneira como se faz marketing, que percebeu o potencial do Growth Hacking e começa a aplicá-lo ferozmente.

O próprio Dropbox, citado acima, teve Sean Ellis como um dos responsáveis pelo crescimento do Dropbox. O sucesso foi o passo definitivo para aplicação do Growth Hacking em outras áreas aplicadas do marketing digital.

Mas Sean Ellis não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, por isso decidiu criar conceitos e treinar profissionais para se tornarem Growth Hacker. Ellis foi buscar profissionais nas áreas de marketing para treinar, pois estes tinham os conhecimentos necessários para os conceitos de Ellis.

Além do conhecimento técnico e conceitual de Marketing, o growth hacker precisa entender muito bem de processos, metodologia de experimentos, tecnologia e acima de tudo, psicologia do consumidor.

O profissional de marketing sabe o que pensam os clientes na jornada de compra e como elas são motivadas. Tal conhecimento é vital para encontrar a brecha que o Growth Hacking preceitua.

Assim sendo, Growth Hacking percorre os conhecimentos do marketing digital para encontrar gatilhos de crescimento e, claro, pensar nos melhores métodos dentro do próprio marketing para desenvolver as estratégias adequadas para permear essas brechas e alcançar o objetivo final; crescimento. A conclusão que temos sobre o Growth Hacking é que o se trata muito mais de uma maneira de pensar do que um cargo ou posição específicos.

Não é mágica. Não há crescimento milagroso e muito menos antiético (utilizando estratégias de black hat, por exemplo), o Growth Hacking é um conceito com foco no crescimento e que já obteve muitos resultados, que cresce tanto ou mais do que as empresas que o aplicam e que encontrou seu apogeu no marketing digital.

Como fazer o Growth Hacking na prática?

Como dito acima, o Growth Hacking é focado no marketing de experimentação, mas de um modo científico, com métodos e conceitos já existentes no marketing tradicional e no marketing digital.

Mesmo variando alguns métodos de empresa para empresa, certos aspectos do marketing digital são aplicados em todos os casos, como a jornada de compra e o funil de vendas, também chamado agora de funil Growth Hacking.

O funil incorpora os seguintes estágios:

  1. Aquisição (Acquisition), unifica as práticas na atração e conquista do cliente;
  2. Ativação (Activation), com o foco voltado na entrega da primeira boa experiência ao cliente;
  3. Retenção (Retention), momento para verificar a satisfação do cliente ao ponto de continuar utilizando seu produto;
  4. Receita (Revenue), quando os clientes estão gerando faturamento para a empresa (ao invés de usar versões grátis, por exemplo).
  5. Indicações (Referral), etapa no qual os clientes estão indicando amigos e conhecidos para se tornarem clientes também.

Nessa fase é o momento da identificação das brechas e a tomada de ideias e ações que o ponto científico do Growth Hacking entra em cena: quais são os campos que serão retirados do formulário? Pretendemos compensar a perda das informações que esses 2 campos continham? Se sim, de que modo? Se não, por que esse experimento vale a pena?

Conhecimento em estratégia de marketing digital é fundamental para responder essas perguntas e para dar o próximo passo: aplicação das técnicas e conceitos que irão, na prática, colocar seu negócio na rota do crescimento.

Abaixo algumas das ferramentas utilizadas pelo Growth Hacking:

  • Aquisições Virais: Através do compartilhamento de conteúdo dos usuários existentes para os novos;
  • Aquisições pagas: Com estratégias de SEM (search engine marketing), Links patrocinados (Google Adwords, Facebook Ads), anúncios na TV, celulares, rádios, marketing de afiliados, dentre outros;
  • Marketing de Conteúdo (Content Marketing): Através de posts em blogs, infográficos e vídeos virais, aumentam a visibilidade da marca e o tráfego para o site, convertendo visitantes em consumidores;
  • E-mail Marketing: Estratégia de relacionamento utilizada para conversão de novos consumidores e motivação para gastarem mais com o seu negócio;
  • SEO (otimização em sites de buscas): Efetivamente utilizado para construir uma infraestrutura escalável aplicáveis a inúmeras páginas, ao invés da seleção tradicional de uma pequena quantidade de palavras-chave.
  • Inbound marketing: O conceito é baseado no oferecimento de conteúdo de qualidade e relevante para o público-alvo afim de gerar clientes. 

Onde encontrar Growth Hackers?

Uma vez que os profissionais de marketing foram os escolhidos pelo próprio Sean Ellis para aprender e aplicar seus conceitos, são os especialistas em marketing digital, que também dominam as ferramentas utilizadas pelo Growth Hacking, que se tornam os melhores Growth Hackers do mercado para colocarem sua empresa, com foco total e obsessivo, no caminho do crescimento.

Portanto, em última análise, seu negócio precisa dos melhores experts em marketing digital e antenados em Growth Hackers. E estes profissionais você encontrar aqui, na Agência 3xceler.

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