• Em ano com muitos feriados, o e-commerce é a resposta para continuar faturando alto
Em ano com muitos feriados, o e-commerce é a resposta para continuar faturando alto
O Brasil é um dos países com mais feriados no mundo e, em anos específicos, como neste de 2017, os chamados feriadões extrapolam todas as barreiras e consomem vários dias úteis. A FecomercioSP, aponta que mais de 10 bilhões de reais devem se perder no varejo convencional por causa dos feriados. Mas, ao contrário do que você pensa, a queda não ocorre por conta somente da queda no movimento, pois as pessoas continuam comprando nessas datas, e muito. Outros motivos explicam a queda, assim como outros motivos também explicam porque o e-commerce pode ser a solução para perdas maiores no varejo.
Mão de obra
As folgas prolongadas trazem um adicional que abaixa a perspectiva de lucro durante os feriadões, a obrigatoriedade do pagamento de 100% das horas extras aos funcionários, garantidos em lei aos domingos e feriados, ou seja, muitas vezes, uma loja vende o mesmo que venderia em um dia normal em um feriadão, porém, seus custos são superiores naquele dia, reduzindo a margem de lucro.
Evidentemente, o funcionário deve ser pago e isso é um direito garantido, mas, e se sua loja virtual também mantivesse a perspectiva de faturamento durante o feriado? Sua margem de lucro seria alta, pois não haveria custos extras com funcionários, pois o SEO e o marketing de conteúdo aplicados funcionam em quaisquer dias e horários do ano.
Tempo online de cada brasileiro
O Brasil é o terceiro país no mundo em tempo online por pessoa. E isso vale para cada dia do ano, inclusive aos feriados. Aliás, o brasileiro está online até nos momentos de lazer, sem exceção de tempo. Portanto, se ele não estiver presente fisicamente na sua loja, ele estará presente virtualmente.
E a melhor maneira de atrai-lo em qualquer momento para o seu e-commerce é com uma ótima estratégia de marketing digital.
Estratégia de marketing digital para os feriados prolongados
Não há desculpa para não atrair potenciais clientes para sua loja virtual durante o ano inteiro. Com raríssimas exceções (feriado de natal e ano novo), o tráfego online, inclusive para compras, continua muito alto em quaisquer datas do ano.
Por isso, se você não estiver vendendo nos próximos feriados, alguém estará.
E esse “alguém” com certeza é uma loja virtual que se estruturou para isso, investindo em uma qualificada estratégia de marketing digital. O ideal é investir em uma boa estratégia de conteúdo, SEO, promoções e plataformas de redes sociais.
Isso irá apoiar, muito, suas vendas durante os feriados, pois, é fundamental que sua mensagem alcance os clientes nos locais aonde eles estarão nas folgas, e nas redes sociais, certamente, muitos lá estarão.
Melhorando também as vendas no mundo físico
Os “guias” (de todos os tipos) são famosos no mundo inteiro desde a mídia impressa e no mundo online não é diferente. A cada feriado, as pessoas correm para saber o que vai abrir e o que não vai, a localização mais próxima dessas lojas, se acontecerá alguma promoção especial pela data, entre outros.
A internet é um poderoso aliado das pequenas e médias empresas, especialmente no quesito localização. Por maior que seja uma companhia, se ela não estiver próxima quando o cliente precisa dela, de nada adiantará, e é aí que a empresa mais perto, com serviço semelhante e com informações sobre sua localização e outros dados online, vencerá a concorrência, inclusive nos feriados prolongados.
Com tantas vantagens, só não irá diminuir os possíveis prejuízos causados pelos feriados quem não quiser investir no mundo virtual. Não perca tempo e entre em contato com nossa equipe para traçar a melhor estratégia em e-commerce para os feriadões e para todas as datas do ano.