Habilidades necessárias em e-commerce

Habilidades necessárias em e-commerce

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Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, o comércio digital não tem a intenção de substituir ou diminuir a importância do varejo físico. As pessoas continuam querendo visitar as lojas, visualizar os produtos in loco, observar vitrines e conversar com vendedores em busca de auxílio. Além disso, ainda há parcela da população, especialmente entre os mais velhos, que tem receios quanto às compras via internet. Como vimos em artigos passados, o Omnichannel é a bola da vez, ou seja, as empresas buscam integrar todos os canais que utilizam para impactar o consumidor, orquestrando-os sob uma estratégia unificada.

As pesquisas de mercado têm mostrado recentemente um aumento nas vendas realizadas via internet. Mesmo que não realizem compras online, as pessoas utilizam a web para pesquisar produtos, comparar preços e obter informações adicionais. Muitos fazem isso enquanto visitam a própria loja física, por meio do mobile. Diante dessas novas formas de estabelecer contato com o cliente e dos novos comportamentos do consumidor, quem quiser ter sucesso no e-commerce precisa desenvolver algumas habilidades:

Comunicação

A utilização de diferentes canais para impactar as pessoas requer múltiplas habilidades de comunicação. É preciso saber redigir textos com clareza, produzir vídeos e selecionar imagens adequadas. Além disso, a divulgação dos produtos e serviços de uma empresa tem sido complementada com o fornecimento de conteúdo relevante ao target.

Criatividade

Muitas pessoas acreditam que, no ambiente digital, as empresas têm feito mais do mesmo. Não se pode cair na mesmice, é preciso se destacar da concorrência. Ao contrário das crenças populares, a criatividade não é um dom, mas sim a capacidade de utilizar o seu repertório de ideias de uma maneira nova: é uma habilidade que se desenvolve na prática.

Poder de Análise

Uma grande vantagem das ambiências digitais é a capacidade de se obter dados mais específicos sobre públicos-alvo, progresso de campanhas e relatórios de vendas. Esses dados são valiosos, mas de nada adiantam se não forem interpretados corretamente. A análise das estatísticas é quem deverá orientar os próximos passos a serem dados.

Atualização constante

O meio digital é caracterizado por seu dinamismo e pela velocidade com que novas ferramentas e tecnologias surgem, deixando antigos modelos obsoletos. Isso faz com que seja necessário que os profissionais estejam sempre atentos e atualizando seus conhecimentos e métodos. A tecnologia permite fornecer conteúdo aos clientes a qualquer momento e onde eles estiverem, otimizando a eficiência das campanhas e medindo seus desempenhos. É preciso se sentir à vontade com essas ferramentas.

Sem medo de inovar

Devido às constantes novidades do meio, é preciso que as empresas experimentem e façam testes em novas estratégias, já que não existem regras fixas ou limites preestabelecidos no universo digital. A paixão pelas inovações acaba por se tornar um ingrediente fundamental para alavancar os negócios.

O e-commerce já é uma realidade e encontra-se em expansão. Essa nova dinâmica de negócios exige que os profissionais se adaptem, assim será possível posicionar as marcas nas mídias digitais, sem que isso prejudique o meio físico.

Criação de Sites Responsivos