• O uso da internet além das redes sociais
O uso da internet além das redes sociais
Já é fato mais do que consolidado que as redes sociais são instrumentos muito eficazes para que as marcas dialoguem diariamente com o público, publiquem conteúdo relevante, comuniquem novidades ou simplesmente promovam a si mesmas. A diversidade de opções é nítida: Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, entre outros são cada vez mais utilizados para fins publicitários.
Diversidade
Será que o uso das redes sociais representa alguma desvantagem? Nada que enfraqueça esses sites, mas o fato é que, ao anunciar nessas plataformas, as empresas devem sempre jogar por suas regras. Também não se pode deixar que os anunciantes fiquem dependentes dessas ferramentas e se esqueçam de que a internet oferece outras possibilidades que não podem ser esquecidas.
Pesquisas apontam que os usuários passam aproximadamente 22% do tempo nas redes sociais, 21% fazendo buscas e 20% acessando conteúdo na internet aberta. Assim, é preciso que os anunciantes pesquisem os hábitos de seus públicos no universo digital para que possam traçar estratégias, identificando em quais ambientes é melhor investir, mas sempre mantendo em mente que é necessário diversificar.
Sites
Os sites editoriais podem ser uma boa opção para a publicação de conteúdo, pois podem agregar valor e credibilidade às marcas. Não se pode esquecer, entretanto, de investir nos próprios sites das empresas, afinal de contas, são a principal referência da marca na web, levando ao engajamento.
Sites bem-sucedidos costumam apresentar características definidas: conteúdo claro e bem redigido, informações fidedignas, design criativo e funcional. Além disso, um aspecto que é decisivo para quem acessa o site é a arquitetura da informação, isto é, a maneira como o conteúdo da página está subdividido em categorias e se elas são facilmente encontradas pelos usuários. Se a página estiver confusa de cara, o usuário deixa o site em questão de segundos.
Há, também, estratégias de otimização de sites que permitem que eles sejam mais responsivos e visíveis em sites de busca, dependendo das palavras-chave utilizadas. Quanto mais bem-estruturada estiver a página, melhor será o seu ranqueamento.
Blogs
Muitas marcas têm apostado em blogs corporativos como estratégias de impactação do público. A diferença do site para o blog é que as páginas oficias têm o objetivo de apresentar a empresa e os produtos ou serviços oferecidos. Em contrapartida, os blogs permitem a publicação de conteúdos mais abrangentes e criativos, embora sempre relacionados ao ramo de atuação da empresa, como novidades na área, notícias, dicas, tutoriais, entre outros. Os blogs tendem, ainda, a serem mais interativos com o público, que tem a opção de comentar sobre os artigos.
Aplicativos
Levando em consideração o fato de que ocorre atualmente um crescimento na utilização de dispositivos móveis, os aplicativos corporativos também têm sido formas de facilitar a prestação de serviços e levar conteúdo relevante aos clientes, a qualquer momento, onde quer que eles estejam.
Integração
Ao estabelecer a presença das empresas nessas diferentes plataformas, não se pode esquecer de integrá-las, ou seja, conectar umas às outras, criando um caminho estratégico a ser percorrido pelo cliente. De uma rede social, ele pode acessar o site, visitar o blog e terminar por baixar um aplicativo da empresa que lhe despertou interesse.
Todas essas estratégias que fornecem conteúdo ao público por meios digitais criam relacionamento com o cliente, aproximando-o da marca; bem como fidelizam quem já conhece a empresa. Conteúdo de qualidade, embora não seja uma ferramenta direta de vendas, aumenta conversões, pois fortalece a imagem das empresas.