• Inbound Marketing na Prática
Inbound Marketing na Prática
Esse conteúdo fornecerá uma ampla visão de tudo que você precisa para montar uma estratégia bem sucedida de inbound marketing e colher os frutos deste trabalho.
O que é Inbound Marketing?
Para entender essa metodologia ou estratégia (como quiser chamar), vamos parar para pensar sobre o marketing tradicional onde o foco das empresas é encontrar clientes. Geralmente, elas usam técnicas invasivas, como o cold calling, (para quem não sabe, cold calling é o ato de entrar em contato com uma outra pessoa sem antes nunca ter conversado com ela e esse contato é, geralmente, feito para fins comerciais), anúncios impressos, comerciais de TV e mala direta. Com a chegada da internet a todo vapor, as tecnologias disponíveis estão tornando essas técnicas menos eficazes e mais caras.
Sabemos muito bem que estes meios ainda são utilizados, mas, o investimento financeiro nessas ações acaba sendo bem maior do que um investimento no mundo digital.
Marketing Tradicional
O marketing tradicional é intrusivo e interrompe as atividades dos alvos, imagine você que está na academia realizando o seu treino diário depois de um dia corrido no trabalho, seu celular toca, e é um vendedor de uma operadora oferecendo-lhe um plano para seu celular melhor e mais barato do que o seu atual. A grande maioria desligaria na cara do vendedor ou diria que não tem interesse, mas vamos analisar essa abordagem.
Você teria um plano mais barato e com muito mais minutos ou internet disponível do que seu plano atual, mas porque o vendedor não obteve sucesso em sua tentativa? Poderíamos aqui listar uma série de fatores que resultaram no fracasso do vendedor, mas acredito que você já tenha entendido até aqui. Podemos observar que neste cenário, a experiência é insatisfatória para o usuário ou leads talvez um potencial cliente. Os profissionais de inbound marketing, invertem esse modelo e vamos explicar como.
Em vez da mensagem inoportuna como no exemplo aplicado acima, o inbound marketing alimenta seus alvos com conteúdo relevante e ajuda-o a decidir, de maneira consciente, sobre a melhor opção no mercado de acordo com suas necessidades. Ao invés de incomodar as pessoas com anúncios de televisão, os profissionais de Inbound marketing têm outras alternativas muito mais eficientes para se aproximar do seu público-alvo, podemos usar como exemplo, a criação de vídeos que os usuários gostariam de ver, como comparativos de produtos, releases sobre seu produto ou serviço e muito mais.
Seria muito mais vantajoso ter um blog empresarial para publicar notícias e artigos relevantes à sua indústria ou negócio, é muito mais funcional e barato criar uma abordagem e um conteúdo relevante e interessante para seu publico-alvo nas redes sociais a fim de que o cliente chegue até você de maneira natural e por vontade própria.
Os clientes preferem negociar com empresas que entendem e valorizam as preferências de seus clientes na hora da compra. A essência do Marketing é, planejar, criar, transmitir, envolver, persuadir e vender, estes, também são os principais pilares do inbound.
Identificando Inbound
Você provavelmente já viu algumas empresas, até mesmo uma de suas marcas favoritas praticando inbound marketing ativamente mas não soube identificar? Na pratica, toda e qualquer inforamação direcionada para o usuário pode ser parte de uma estratégia de inbound marketing. Sabe aquela publicação de blog que resolveu seu problema, ou aquele manual em PDF que você fez o download e que ajudou você a tirar melhores fotos de seus produtos? Isso é inbound marketing, isso é content bait.
Inbound é fazer parte da conversa. Ser parte dessa conversa significa compartilhar conteúdo útil e relevante com o mundo. Trata-se de atrair as pessoas e por isso se chama “inbound” eu particularmente prefiro chamar de content bait.
Metodologia Inbound Marketing
A metodologia do inbound marketing é muito simples, para isso criei essa imagem a baixo e vamos entrar em detalhes sobre ela para que você também possa ver o inbound como algo simples.
Os estagios deste fluxo são: atração, conversão, fechamento e encantamento. Algumas ferramentas, como uma boa plataforma de disparos de e-mail ou um CRM eficiente, são essenciais para este trabalho.
Usuários
Hora de atrair usuários ao seu site, aqui seu objetivo é transformá-los em visitantes. Algumas das ferramentas mais importantes para atrair novos usuários são blogs, criando conteúdos co-relacionados a seu produto, serviço, técnicas em otimização de sites (SEO) e as melhores práticas em mídia social.
Visitantes e Leads
Depois de atrair novos visitantes, a próxima etapa é converter alguns deles em leads, captando suas informações de contato em um formulário. Os únicos dados que aconselho você não deixar de colher são nome e e-mail. Cuidado para não utilizar muitos campos para o visitante preencher, pois grande parte dos usuários são preguiçosos e a menos que ele esteja muito afim, ou goste muito daquele conteúdo, ele preencherá mais do que 4 ou 5 campos. Quantos mais campos seu formulário tiver, maior será sua taxa de abandono.
Se o seu site receber um lead e seu negócio oferecer algo em troca, como um eBook grátis, dicas valiosas acerca daquele assunto, ficará muito mais fácil qualificar sua base de usuários e convertê-los em clientes e consumidores do seu produto ou serviço.
Clientes e Promotores
Agora que você atraiu os visitantes certos e converteu os leads certos, é hora de transformar esses leads em clientes para seu negócio.
Inbound Marketing significa fornecer conteúdo diferenciado a seus usuários, sejam eles visitantes, leads ou clientes existentes.
Só porque alguém já é cliente, não significa que você pode esquecer-se deles! As empresas de inbound continuam a encantar e envolver sua base de clientes, transformando-os em promotores de seus produtos e serviços.
Ser um Profissional de Inbound Marketing
Para ser um bom profissional de inbound marketing bem sucedido, você precisa saber o que está funcionando e como implantar novas soluções e melhorar seus esforços da maneira mais eficiente possível. Novamente, a única maneira de fazer isso é dispondo de um tempo para analisar seu trabalho e tornar esse processo um ciclo vicioso.