Top livros de marketing para clínicas e médicos

Top livros de marketing para clínicas e médicos

Top livros de marketing para clínicas e médicos

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Atualmente o Brasil dispõe de 400 mil médicos, o que representa uma taxa de dois profissionais por grupo de mil habitantes, ou seja, um contingente de respeito. Mas, o que muitos enxergam como algo positivo para a saúde e o bem-estar dos brasileiros, você deve enxergar como aumento em massa da concorrência. O lado positivo? A imensa maioria não faz a menor ideia de como divulgar sua clínica e seu trabalho.

Tudo é válido na hora de aprender a fazer o marketing para clínicas e médicos corretamente, inclusive municiar-se com as melhores leituras sobre o marketing voltado para médicos e seus consultórios.

Neste artigo apresentaremos os melhores livros de marketing para clínicas e médicos. Confira:

Marketing Estratégico para a Área da Saúde

Mesmo que esteja no início aqui no Brasil, o marketing na área de saúde já é assunto bastante debatido em outros lugares do mundo. E, entre os maiores especialistas, está Phillip Kotler.

Kotler é um dos especialistas mais renomados no ramo e você pode perceber isso lendo seu livro “Marketing Estratégico para a Área da Saúde”, no qual ele mostra problemas da atenção à saúde (grande por aqui) e aponta para novas oportunidades, baseadas em uma visão mais voltada para a satisfação do consumidor falando, porém, a língua dos médicos, fazendo de sua obra um livro perfeito tanto para o profissional individualmente quanto para clínicas e hospitais.

Se a Disney administrasse seu hospital

Sabe aqueles profissionais que estudam para uma profissão, mas sua experiência de vida os leva a outro com muito mais capacidade e sucesso?

É o caso de Fred Lee, que trabalhou tanto em hospitais quanto na área de marketing da Disney, o que lhe deu as condições necessárias para traçar um excelente paralelo entre as técnicas de marketing aprendidas e criadas por ele para a gigante do entretenimento mundial e aplicar o seu conhecimento em marketing para clínicas e hospitais. “Se a Disney Administrasse seu Hospital” é uma excelente leitura para o médico empreendedor.

Lições de Gestão da Clínica Mayo

Quer coisa melhor do que aprender diretamente com quem é do ramo e já aplicou suas próprias técnicas de marketing e gestão, com sucesso, em sua própria clínica?

É isso que você encontra no livro “Lições de Gestão da Clínica Mayo”.

A Clínica Mayo é uma das organizações de serviços e pesquisas médicas mais respeitadas do planeta. A reputação é tão grande que hora a clínica conta com mais de 3.700 médicos e cientistas, além de 50.000 profissionais de saúde trabalhando no sistema da Clínica Mayo.

E evolução é constante na Mayo, com seus profissionais compartilhando informações por meio de prontuários médicos eletrônicos e discussões regulares para encontrar as melhores soluções para seus pacientes. A trajetória da Clínica Mayo é algo que todo médico deveria conhecer.

Marketing: Gerenciamento e Serviços

Este é um livro voltado para o aspecto mais técnico-administrativo, além do marketing, claro, para os profissionais da saúde que não fazem a menor ideia de como gerenciar suas clínicas e consultórios.

Escrito por Christian Gronroos, ele explica como é possível melhorar os processos e serviços de sua clínica, não apenas contando com a expertise do médico (um erro muito comum nos médicos é confiar em sua capacidade como única arma para o sucesso de seu empreendimento), de forma que agrade em cheio ao cliente. Isso mesmo; cliente e não paciente.

Gronroos também aborda a crescente concorrência no setor da saúde e explica como se destacar mesmo em meio a tantas novas clínicas e consultórios. Compre “Marketing – Gerenciamento e Serviço“.

Gestão de Experiência do Cliente

E já que esclarecemos o fato do paciente se tornar um cliente, é fundamental compreender as necessidades o que é capaz de cativar os clientes para o seu consultório.

Uma excelente pedida para isso é o livro “Gestão de Experiência do Cliente”, no qual o autor, Bernd Schmitt, mostra, em detalhes, como cativar seu público-alvo, convertendo-os em clientes e também conquistando sua fidelidade.

Este é um fator fundamental para o sucesso de um médico, a fidelização, pois o seu serviço é algo do qual sempre iremos precisar, por isso basta fidelizar um cliente para ter um número de consultas fechadas.

A Cauda Longa – Chris Anderson

O livro “A Cauda Longa” simplesmente revolucionou o mercado de marketing. Aqui, Chris Anderson aborda a teoria da calda longa, que é focada nos nichos.

Best-seller mundial, Cauda Longa não é exatamente marketing para médicos, mas, sim um livro com conteúdo sobre marketing imprescindível para todos os setores, inclusive o setor de saúde, por explicar melhor o conceito de propaganda e como fazer para aplicá-lo em seu negócio. Anderson aborda que o mercado é divido em nichos e que a internet revolucionou as formas de relação, praticamente acabando com o consumo em massa.

Sua teoria explora com veemência o poder do marketing digital e esclarece que os empreendedores que souberem focar melhor seu público-alvo sairão à frente da concorrência. Altamente recomendado.

Personal Branding – Arthur Bender

Mais um livro de marketing que lida com os clientes/pacientes, evocando o fato de que toda pessoa é uma marca. Principalmente, aquelas que trabalham com o público e que prestam serviço. Como é o caso do médico.

Mais um livro de marketing que lida com os clientes/pacientes, evocando o fato de que toda pessoa é uma marca. Principalmente, aquelas que trabalham com o público e que prestam serviço. Como é o caso do médico.

O cuidado com a marca é uma das práticas mais revistas no marketing digital. Uma marca que não é propagada é uma marca morta e, por isso, o branding surgiu para solucionar os problemas dos nomes estáticos, mas sem perder o apuro técnico e criterioso para não deixar a marca cair em descrédito.

Por isso, se você é um profissional que deseja mudar o rumo da sua carreira, que não está satisfeito com seu atual momento profissional, deseja alcançar posições melhores em seu negócio e quer se destacar entre a sua concorrência, compre esse livro. “Personal Branding” é altamente recomendado.

Blink – A Decisão num Piscar de Olhos – Malcolm Gladwell

Algo normal para os médicos decisões em um piscar de olhos, agora pense nisso aplicando para os seus pacientes? Pois é isso que o livro de Malcolm Gladwell oferece, a compreensão do “inconsciente adaptável”.

Blink é um livro muito peculiar, que analisa as reações inconscientes de pessoas e consumidores. Tendo como aspecto mais interessante um capítulo inteiro voltado para o relacionamento entre médico e paciente.

Se você deseja conhecer o que é importante para essa relação, leia o livro e saiba o que o paciente valoriza inconscientemente.

A Estratégia do Oceano Azul – W.Chan Kim

Um dos livros sobre marketing e mercado mais inovadores publicados em tempos recentes, especialmente se você for um apreciador de estratégias para o seu negócio. Pois este é um livro que aborda como nenhum outro a relação entre mercado e concorrência.

É um livro que aborda como poucos a complexa relação entre mercado e concorrência. Com muita teoria e exemplos práticos de mercado, o livro “A Estratégia do Oceano Azul” é ideal para médicos empreendedores e com visão estratégica de mercado.

O Médico Doente

Na vida devemos aprender com os exemplos de sucesso e crescer em nossas profissões seguindo esses grandes profissionais. E, na área médica, poucos obtiveram mais fama e mídia (online e off) do que o Dr. Drauzio Varella.

Seus livros, tanto na área médica quanto literária, cativaram pessoas do Brasil inteiro e o alçaram a posição de celebridade da medicina. É difícil enumerar apenas um de seus livros para que você possa ler e aprender um pouco da sua cativante linguagem, mas escolhemos “O Médico Doente”.

A ligação estreita com o tema, no entanto, não o preparou totalmente para viver a situação inversa, o outro lado do balcão.

Em 2004, ao voltar de uma viagem à floresta amazônica — local que ele já visitara mais de cinquenta vezes por conta do trabalho de pesquisa que desenvolve no rio Negro – Drauzio sentiu-se mal, teve febre e, após alguns dias de teimosia obstinada, aceitou interromper o atendimento no consultório e repousar. Pouco depois, foi internado. Para saber o restante de história, compre o livro e compreenda o poder da marca Drauzio Varella na mídia atual.

Gostou da nossa lista? Quer saber mais sobre marketing para médicos e clínicas? Então entre em contato com a Agência 3xceler e descubra tudo o que precisa para tornar seu negócio um sucesso!

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