Instagram deve superar o Twitter como fonte de notícias, segundo relatório

Instagram deve superar o Twitter como fonte de notícias, segundo relatório

Instagram deve superar o Twitter como fonte de notícias, segundo relatório

bg

As redes sociais estão crescendo cada vez mais. Neste contexto, o Instagram, de propriedade do Facebook, é uma das maiores plataformas, com mais de um bilhão de usuários ativos mensais. E agora, de acordo com um novo relatório, o Instagram deve superar o Twitter como fonte de notícias gerais mais popular. Isso tudo em um momento em que as mídias sociais pressionam e fazem uma frente cada vez mais forte aos meios de comunicação.

 

As redes sociais representam a maior área de crescimento quando se trata de consumo de notícias. Conforme pode ser conferido no gráfico abaixo, essa é a única fonte que cresceu em popularidade nos últimos anos.

 

Usuários mais jovens estão por trás dos dados de que Instagram deve superar o Twitter como fonte de notícias

Um estudo realizado pelo Instituto Reuters, agora em 2020, analisa como as notícias são distribuídas entre sites, aplicativos e redes sociais. E, segundo o relatório, enquanto cerca de 28% das pessoas ainda iniciam sua “jornada de notícias” em um site, outras 31% optam por usar uma plataforma de rede social para ficar por dentro de notícias e informações. Além disso, a quantidade de usuários que recorrem ao Instagram para este fim dobrou desde 2018. Com isso, o Instagram deve superar o Twitter como fonte de notícias muito em breve.

 

Outro ponto interessante do Reuters Institute Digital News, é que quem está por trás dessas mudanças são as pessoas mais jovens. De acordo com os dados, usuários com idades entre 18 e 24 anos (a chamada geração Z) têm maior probabilidade de acessar notícias via mídia social do que por um site ou aplicativo dedicado exclusivamente para a divulgação de informações em tempo real. Pelo menos é o que disseram dois terços das pessoas com menos de 25 anos, que afirmaram utilizar as redes sociais com esse propósito. Isso não é de se estranhar, uma vez que o Instagram tornou-se muito popular entre os mais jovens.

 

O Instagram deve superar o Twitter como fonte de notícias ainda no próximo ano

Em todas as informações demográficas, com média de 12 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, França, Japão e Brasil, 11% das pessoas usam o Instagram para ficar por dentro das notícias, o que representa apenas 1% atrás do Twitter, com 12%. Esse fato é bastante notável, já que o Instagram não é considerado uma plataforma de notícias especificamente. Pelo contrário, os usuários costumam compartilhar fotos e vídeos para entretenimento.

 

No Twitter, por outro lado, as notícias em tempo real sempre foram o forte, com os usuários publicando diversas informações do cotidiano e, inclusive, subindo termos relevantes aos Trending Topics relacionados às notícias mais interessantes para eles.

 

Por isso, quando se trata de quais plataformas de rede social as pessoas estão usando para saber sobre as notícias gerais do cotidiano, além de dobrar a quantidade de usuários que o fazem nos últimos dois anos, o Instagram deve superar o Twitter como fonte de notícias ainda em 2021.

 

Facebook ainda segue na frente como fonte de notícias mais popular entre as redes sociais

Apesar da expectativa ser de que o Instagram deve superar o Twitter como fonte de notícias em pouco tempo, a plataforma de fotos e vídeos ainda tem um longo caminho a percorrer antes de alcançar o Facebook, que é a rede social mais popular para a consulta de notícias. O YouTube vem logo atrás, seguido pelo WhatsApp, Twitter e Instagram.

 

Caso a curva de crescimento se mantenha, e a tendência do Instagram ser utilizado como fonte de notícias siga dobrando ano após ano, não demorará muito até que ele supere não só o Twitter, como também se aproxime do Facebook e YouTube.

Criação de Sites Responsivos