• Investigação Anti Spam – SMX 2013 – Saiba o que rolou lá
Investigação Anti Spam – SMX 2013 – Saiba o que rolou lá
Pois é, conforme prometido estamos trazendo notícias sobre a palestra mais aguardada do SMX, Matt Cutts do Google e Duene Forester do Bing estiveram juntos ontem (11/03/13), para abordar um dos temas mais discutidos por Webmasters e SEOs, Investigação Anti Spam no maior evento de Marketing Digital o SMX West 2013. Muitos assuntos foram abordados sobre spam, Matt Cutts do Google e Duene Forester do Bing, juntos, responderam diversas perguntas. E nós da 3Xceler como nos comprometemos a trazer estas informações o mais rápido possível, estamos aqui mostrando a você que rolou lá!
Investigação Anti Spam
A palestra teve início por volta das 19:00 (horário de Brasília), a primeira interação que eles tiveram foi apresentar um vídeo engraçado e nomeado por Cutts de “Spam em level Albert Einstein” que segue abaixo para vocês visualizarem. (Traduza o vídeo para que vocês possam compreenderem melhor a ideia que eles quiseram transmitir) http://youtu.be/ijqnsRqSo2k Em suma, eles relataram que está tendo um aumento de spammers e o mais intrigante, é que cada vez mais estão tendo formas diferentes de spam, e que algumas destas táticas acabam expondo o próprio site a ter falhas de segurança, e fica o alerta dele: “Verifique se seu site é seguro!” Após o Vídeo eles iniciaram uma conversa sobre todos os tipos de spam e como eles trabalham para detectar e punir os sites. Segue lista:
- Cloaking e/ou redirecionamentos não autorizados
- Site invalido
- Texto oculto ou excesso de palavras chaves
- Domínios reservados
- Spam puro
- Link artificial em um site
- Link artificil para um site
- Spam gerado pelo usuário
- Conteúdo superficial com pouco ou nenhum valor
- Serviço de hospedagem gratuita ou provedor de DNS com spam
Quer saber o que realmente é cada uma destes tipos de SPAM? Faça o pedido nos comentários a baixo, que criaremos um artigo especialmente falando sobre Spams!
Como os mecanismos lidam com spam, e como são removidos?
Eles explicaram também sobre como seus algorítimos se encarregam de limpar de seus índices sites que utilizam estas técnicas.Além de técnicas que podem fazer com que seu site possa ser excluído dos resultados de buscas automaticamente, eles podem ser excluídos manualmente, o que seria isso? Simples, dependendo do tipo de spam o site deve ser avaliado manualmente e caso realmente seja comprovado um spam o site será punido, caso o tipo de spam detectado seja spam puro ele é removido do índice dos mecanismos de buscas automaticamente.
Bate Papo Matt Cutts e Duene Forester
Listaremos a baixo alguns dos temas discutidos no SMX, e logo a baixo segue a dica dada pelos gurus Ant-Spam.
Repudiar Links
Ambos afirmaram que muitas pessoas estão utilizando suas ferramentas de repudiar links errado, pois as pessoas estão repudiando ligações individuais, ou seja aquela determinada página, quando todo o domínio é uma porcaria e não tem absolutamente nenhuma qualidade. Então acesse seu Webmaster Tools e verifique se você está fazendo certo, antes de utilizar a ferramenta, confira se aquele site que está apontando para você não está cheio de spam.
Tempo após Limpeza
Logo a pós foi perguntado a eles, qual seria o prazo para recuperação após um site repudiar todos os links spams que apontam para ele e se este prazo ainda vai ser mais curto. Matt Cutts respondeu que eles trabalham arduamente para que este prazo fique cada vez menor, más que mesmo após tirar os links que estão sujando sua reputação, isso pode levar um tempo, já Duene preferiu falar que novos tipos de spam estão sendo encontrados em um volume diário, e que eles não podem corrigir seus algorítimos de imediato, eles tem que priorizar e aos poucos atualizar, e que isso realmente leva um certo tempo.
SEO Móvel
Como o Google e o Bing interpreta um site móvel quando se é ágil, direto ou falando melhor, quando que um site móvel pode começar a se classificar em pesquisas móveis? Duene respondeu que os sites móveis devem ser sim implementadas regras de SEO, bem como utilização de ferramentas para mensuração, os sites precisam ter certeza que o pesquisador, usuário ou prospect, conseguirá encontrar com facilidade o que procura em seu conteúdo, seja ele móvel ou não, a ideia e o foco é o mesmo. Matt Cutts só acrescentou que um projeto bem elaborado tem um grande o retorno quando se é responsável e vem feito.
Rede Social Sinal de Ranking
Claro que todos querem saber isso, a final, qual peso tem os sinais de interação da marca nas redes sociais, e se realmente é um fator de ranqueamento não é! Duene respondeu que para o Bing não existe uma ordem exata ou um peso que faça este fator trazer benefícios de ranqueamento imediato, porém é claro que que deve sim estar em perfeito andamento. Matt acrescentou que o conteúdo ainda sim é o fator hoje mais forte, porém conteúdo e interação, experiencia com o usuários andam juntos e isso faz com que seu site seja muito mais útil para o seu mercado. A longo prazo ambos concordaram que daqui a uns 10 anos vai ser mais importante sim o trabalho em redes sociais, e também que o social é crucial para qualquer empresa. Foi perguntado direto ao Matt se as páginas do Google+ tem alguma influencia no ranqueamento, ele respondeu que não tem olhado muito isso, e que não interagiu com a equipe do Google que poderia responder isso a ele.
Atualização Pinguim / Panda
Matt Cutts anunciou que a equipe de qualidade está trabalhando nas duas atualizações algorítmicas, Pinguim Update e Panda Update e acredite esta semana (até sexta-feira no mais tarda segunda-feira 18/03/2013) virá mais um update Panda, falaremos mais a respeito em um próximo artigo. E estará disponível AQUI. Duene aproveitou para tirar uma sátira e brincou que no Bing não tem um zoológico de animais.
Sites com Várias Línguas
Foi perguntado a eles, os sites que que possuem subdomínios em outros idiomas, são considerados conteúdo duplicados? Matt respondeu que muitos spammers são preguiçosos e não fazem isso direito e que existe métodos para organizar isso, e citou o sitemap.XML para dizer aos mecanismos de buscas que todos estes são o mesmo conteúdo em diferentes idiomas. Duene acrescentou que para o Bing não é dificil de entender que estes são versões localizadas (países diferentes).
Barra de PR
Algum tempo a trás já foi discutido isso em diversos grupos de SEO, porque ainda existe uma barra de ferramenta do Google que mede o PR? Matt respondeu que algumas pessoas ainda usam, más que já está chegando a um fim, este natural da vida, pois hoje já não tem mais influencia alguma. Duene acrescentou que mostrar o verdadeira PR de um domínio atrai spammers e que ele sugere que seja chamado de GatesRank. Gostou do conteúdo? Compartilhe, comente, faça-nos perguntas, responderemos com maior prazer!