Mecanismos de Buscas terão que pagar para exibir notícias na Alemanha.

Mecanismos de Buscas terão que pagar para exibir notícias na Alemanha.

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Na sexta-feira (01/03/2013), em Berlim na Alemanha, foi aprovado o projeto de lei que dá às empresas jornalísticas e editores o direito de cobrar e receber encargos de mecanismos de buscas como o Google, Yahoo, Bing, além de sites agregadores de conteúdo, por utilizarem seus conteúdos. Os mecanismos de buscas, ainda sim, poderão usar pequenos trechos e títulos sem custos, trechos maiores, caso contrário terão de desem bolçar uma quantia Este projeto de lei ocorreu devido ao momento em que a indústria de jornais na Alemanha, assim como no Brasil, como em todo os países desenvolvido, todos querem procurar e encontrar novas fontes de lucrar, e os jornais e as revistas estão perdendo mercado enquanto leitores e anunciantes migram dos jornais e revistas para a Internet.

O Projeto de Lei

O projeto de lei foi proposto pelo governo da chanceler Angela Merkel no ano passado, para o Google a lei foi vista como uma clara tentativa do governo europeu forçar as empresas de Internet grandes como eles, "compartilhar" alguns dos seus milhares de milhões ganhados com anúncios e publicidades que antes eram das mídias impressas. Inicialmente o projeto de lei tinha como intuito tornar sua tolerância perante o uso de notícias das empresas jornalísticas  0%, caso esta foce aprovada, a lei não permitiria nem ao menos o uso de pequenos trechos das notícias. Más ouve uma mudança de ultima hora devido uma interversão  do Partido Democrático Livre, permitindo assim, o uso de palavras individuais ou pequenos trechos do texto, ou seja a empresa que ultrapasse este limite deverá pagar por utilizar o conteúdo de terceiros. Segundo o "New York Times", o projeto foi aprovado no Bundestag (Câmara baixa do parlamento Alemão) por 293 contra 243, mas ainda precisa de aprovação da Bunderesrat (Câmara Alta).

Palavra do Google sobre Lei

O Google deixou claro sua oposição a qualquer forma de legislação referente o uso de informação na internet pois esta nova lei inflige a lei de fluxo livre de informações on-line  e também

havia radica

lmente respondido em contra  proposta e criaram uma campanha chamada "Defend Your Net", alem de criar páginas utilizou seus próprios anúncios.

Por um lado o Google não vende publicidade ou não ganha dinheiro com anúncios pelo Google News, que estes sim, exibem trechos de artigos e links para os sites de origem. Más ganha milhões de euros com seus anúncios nos motores de buscas, e por outro lado os autores e empresas jornalísticas, geram receitas extremamente pequenas, e muitas empresas estão ganhando dinheiro utilizando de seus conteúdos

Conclusão

Esta lei não só deixa de conceder segurança jurídica para ambos os lados, mas também vai ser o início de longas disputas jurídicas sobre a definição exata de qual tamanho do trecho e como o texto poderá ser legalmente utilizado pelos motores de buscas sem ter que pagar encargos.

A final de qual lado você está, você é a favor ou contra? Imagine se essa moda pega!

Na França

No início de fevereiro, o Google anunciou acordo com o governo da França pelo qual se compromete a ajudar os veículos jornalísticos franceses a aumentar sua receita com publicidade on-line. A empresa também criará um fundo de 60 milhões de euros para impulsionar a inovação na área de mídia digital.

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