Jornais passarão a Cobrar Leitura de Conteúdo

Jornais passarão a Cobrar Leitura de Conteúdo

bg

A evolução do marketing digital, da internet e a drástica queda de receita publicitária estão colocando aos poucos um ponto final no modelo de negócio da imprensa tradicional e dos mecanismos impressos, que por sua vez precisam desenhar novas vias e estratégias de financiamento perante uma "revolução" que ameaça sua existência – O futuro do Marketing Digital. Em nosso ultimo post falamos um pouco desta queda de receita dos mecanismos impressos e do aumento dos mecanismos digitais; Mercado de Nicho – A Grande sacada do Google com dicas de leitura, vale a pena conferir!

Grupo de Jornais da América discutiram no Rio o futuro do mercado digital

Encontro semestral do Grupo de Diários América (GDA), foi realizado nesta vez no Rio de Janeiro, teve como tema abordado: Conteúdo pago na Internet. Assim como funciona o site da New York Times, neste encontro foi discutido justamente  a forma como serão cobrados os conteúdos, foi previsto que até o fim deste ano a grande maioria dos jornais do mundo passaram a ter em seu site um paywall! Este mesmo problema já foi  e esta sendo discutido em vários países e agora chegou a vez do Brasil também! Veja como foi na França – Google terá que Investir 60 Milhões de Euros para Jornais Franceses Veja como foi na Alemanha – Mecanismos de Buscas terão que pagar para exibir notícias na Alemanha. 

O que é Paywall?

Paywall é um sistema que faz com que o usuário ao navegar por algumas páginas (normalmente conteúdo de notícias ou publicações acadêmicas)  o conteúdo de seu site seja bloqueado, e só seja liberado após uma assinatura, funciona igual uma assinatura de um jornal ou revista que chega em sua residência. O administrador do site julga quantas páginas, notícias um usuário não assinante pode ler ou até mesmo uma uma mostragem de algumas páginas de um livro, após o usuário ultrapassar este limite estipulado pelo administrador, ele recebe uma mensagem ou cai na página de cadastro de assinatura com uma mensagem "para continuar lendo nossas notícias e artigos assine nosso…"

Aumentando a Receita dos Mecanismos Impressos

Muitos jornais lá de fora (internacionais) já aderem a este sistema, as empresas jornalísticas se sentiram muito prejudicadas pelo Google pelo mundo inteiro, pois tiveram uma grande queda em seus anúncios de publicidade, e normalmente todas notícias que saem nos jornais e revistas saem digitalizados nos sites, e esta foi uma estratégia que os mecanismos impressos encontraram de aumentar um pouco sua receita que teve uma grande queda nos últimos anos.

Encontro Semestral GDA

Ken Doctor, especialista em novas indústrias, analisa tendências do jornalismo.

Estamos no momento do “cross-over”, da busca de um delicado equilíbrio entre o jornal de papel e sua versão digital .

Ken Doctor

O americano Ken Doctor, foi um dos palestrantes do encontro e para ele, os jornais de papel vão prosseguir existindo, mas é preciso investir em novas estratégias para capitalizar os novos leitores on-line e o paywall é apenas uma peça desse quebra-cabeças.

Para atingir tal fim, contam-se entre as novas ideias, criar eventos envolvendo o jornal; investir em marketing de conteúdo; e, em vez de oferecer assinatura, tornar o leitor um membro da comunidade do site noticioso, integrando-o mais a ela com promoções e ofertas. A aposta de tornar o assinante fiel, passa por subscrições com acesso a todas as versões do jornal, seja em papel ou digital.

Segundo Doctor, o preço das novas ofertas “all-access” vem subindo e tem tido boa aceitação dos leitores no mercado internacional. A estratégia ajuda a aumentar a receita geral com circulação em todas as frentes. O jornal não deixará de existir, apenas se espalhará por várias mídias e o tablet seria a principal mídia eletrônica nesse sentido.

Criação de Sites Responsivos