• Conhece os 10 Princípios de UX do Google?
Conhece os 10 Princípios de UX do Google?
Nós sabemos o quanto é importante para um site ter um layout atrativo, com recursos e funcionalidades sofisticadas e poderosas, porém isso tudo se torna descartável quando se é complicado de mexer. Este é um ponto primordial para qualquer projeto, seja ele um site, um sistema, ou um aplicativo. Más muitos se esquecem que a essência da tecnologia e sofisticação é a SIMPLICIDADE!
A final o que é UX?
Brevemente falando UX (User Experience) traduzindo – experiencia do usuário, como o próprio nome já diz é o estudo de da experiencia do usuário, onde se leva a sério fatores como cores, posicionamentos, funções, recursos e muito mais.
Os 10 princípios de UX do Google
Em Janeiro de 2012 Gustavo Moura UX do Google da sede de Belo Horizonte em Minas Gerais apresentou uma palestra bem interessante falando sobre UX do Google com base em falhas, e com essas dicas você pode evitar que seus usuários tenham algum tipo de má experiencia, ou até mesmo aproveitar este conteúdo para ir um pouco mais a fundo neste fator que considero primordial, e acredite o estudo vai longe e totalmente funcional, trazendo para qualquer site que agrega esta filosofia resultados satisfatórios.
- Foco nas pessoas: suas vidas, trabalhos e sonhos. De nada adianta a premissa “se você construir, os usuários virão”.
- Cada milissegundo importa. “Somos tão preocupados com o tempo de nossos usuários, que cada busca feita no Google apresenta o tempo que o sistema levou para retornar o resultado”.
- O simples é poderoso. “A simplicidade é complexa de ser definida. Pois agrega vários elementos: facilidade de uso, rapidez, acessibilidade, coisas desse tipo. Mas no Google a gente começa o design pelo fundamental, ou seja, pela funcionalidade mais importante do produto”.
- Envolva os usuários “iniciantes” e atraia os usuários “experientes”.
- Atreva-se a inovar. “O Google sempre incentiva o teste de novos layouts, desde que a gente a demanda dos usuários”.
- Design para o mundo. “Nossos pesquisadores trabalham para entender o contexto cultural de cada usuário para que a gente entregue o design certo para cada audiência, para cada tipo de cultura”.
- Atenda às necessidades de hoje e de amanhã, não espere pela segunda versão do produto.
- Agrade aos olhos sem distrair a mente. “O conteúdo reina. Toda importância vai para o conteúdo que o usuário está buscando, tudo o que está em volta são “distrações” para que o foco seja fundamentalmente o conteúdo”.
- Seja digno da confiança das pessoas. “Temos que garantir que o produto cumpra as funções às quais ele se propõe”.
- Adicione um toque “humano”: não trate as pessoas como se fossem máquinas e computadores. “As interfaces devem criar uma espécie de diálogo com os usuários. A comunicação tem que ser de pessoas para pessoas, precisa ser direta e informal”.