Link Building em tempo real com o Pinguim 4.0

Link Building em tempo real com o Pinguim 4.0

bg

O Google até demorou, mas finalmente lançou o Pinguim 4.0, cuja atualização de parte do algoritmo de classificação do núcleo do Google agora acontece em tempo real e não mais de tempos em tempos como acontecia anteriormente. Essa novidade traz inúmeros aspectos para o SEO e suas ferramentas, como os Links Building, o que torna imperativo compreender melhor o funcionamento do novo Pinguim 4.0 e o que ele traz para o SEO.

O funcionamento do Pinguim e como isso afeta o SEO

Será interessante ver como isso se encaixa com as outras centenas de fatores que o Google usa para classificar os sites em seus resultados de buscas. Nós agora temos tanto o Panda quanto o Pinguim integrado no algorítimo do Google (embora o Panda não seja executado em tempo real), então é possível que o peso dos vários fatores de classificação conhecidos possam mudar.

O Pinguim agora atualiza constantemente e não haverá mais notificações de atualização daqui para frente. Pessoalmente, acho que é uma coisa boa – as pessoas podem se concentrar em fazer um bom marketing (e SEO), em vez de aplicar estratégias delink-building de maneira demasiada.

Links ainda são importantes

É importante lembrar que os links ainda são importantes e sempre serão. O Google esclareceu isso várias vezes e colocou executivos importantes para reforçar a importância do Link Building no ranqueamento, ao mesmo tempo, muitas vezes, alertando para os problemas de se concentrar em apenas links como estratégia de SEO.

Claro que, se você tem um site simples, de cinco páginas, sem histórico e que não causa nenhum ruído social, não há muito a adicionar. Então por que as pessoas citam esse recurso tão amplamente? É preciso conteúdo e atualização semanal (pelo menos) para que qualquer técnica de SEO funcione. Em suma, isso quer dizer que não adianta focar apenas em link building se você não realiza outras atividades, o trabalho de otimização sites é um conglomerado de atividades e apenas um tipo de atividade não irá gerar grandes resultados.

Por outro lado, se você tem trabalhado duro em seu site e tem uma estratégia forte de conteúdo, sinais sólidos de reputação e centenas de links com grandes variações de textos âncoras, então provavelmente o Google olhará essas atividades de forma natural. 

O que o Google quer?

Já faz muito tempo que um dos principais objetivos do Google é levar a seus usuários, os melhores resultados para suas pesquisas a partir de suas intenções. E para isso, ele não análisa apenas sites com um número relevante de links ou com links de qualidade, ele também analisa engajamento. E se você quer uma dica importante, guarde está para você: Preocupe-se em oferecer o melhor conteúdo, o melhor layout, a melhor arquitetura de informação, não canse de buscar melhorias nestes setores e sempre analise seus concorrentes.

Criação de Sites Responsivos