Dez anos de estudo mostram como o celular mudou nossa forma de pesquisar

Dez anos de estudo mostram como o celular mudou nossa forma de pesquisar

bg

Como tem sido a ascensão do celular e a forma como as pessoas veem o Google SERPs? Empresas especializadas vêm acompanhando as maneiras que os espectadores observam a página de resultados do motor de busca Google (SERP) desde 2003. Nesse tempo, estudos de rastreamento ocular do mediative revelaram grandes mudanças na forma como os usuários consomem o SERP.

No SMX Oriente 2016, foram exploradas as maneiras que proliferação de dispositivos móveis têm profundamente impactados no comportamento de busca dos usuários em ambas as pesquisas para celulares e desktop.

A atividade de pesquisa, psicologicamente falando, é uma atividade sem sentido. É irracional por causa dos hábitos que formam com os dispositivos que utilizamos.

Os hábitos são uma coisa muito poderosa para começar a entender. Desenvolvimento de um hábito de consumo de informações em um ambiente de trabalho de uma certa maneira muda a maneira de consumir conteúdo.

Visitando o passado, ano de 2003, o Google tornou-se o motor de busca dominante, porque levaram as pessoas a encontrar informações mais rápido do que seus concorrentes. Isso criou comportamento habitual – pessoas acharam conteúdo o mais rápido no Google e foram impelidos a voltar.

(Como um aparte, o Bing tem implementado programas para pagar as pessoas para o seu comportamento de busca em uma tentativa de quebrar esses hábitos profundamente enraizados e introduzir um novo comportamento.)

Em 2005, houve um padrão “Golden Triangle” quando se tratava na SERP do Google. Mas em 2016, este padrão é muito diferente (veja abaixo), devido em grande parte para o celular. Ele mudou a forma como as pessoas consomem a SERP e a velocidade em que eles consomem. 

Os dispositivos móveis têm habitualmente condicionado pesquisadores para fazer a varredura vertical mais do que horizontalmente. Isto traduziu a busca no desktop também. As pessoas estão vendo mais listas de pesquisa durante uma única sessão, mas estão gastando menos tempo de visualização em cada um.

Os usuários estão procurando a extremidade frontal da lista de busca, por isso certifique-se de que sua mensagem principal vem em primeiro lugar. Enquanto costumava levar um utilizador 2,6 segundos para consumir uma SERP, o tempo foi cortado pela metade, para 1,3 segundos.

Independentemente do impacto do celular, a listagem orgânica Número 1 capta a atividade mais clique, independentemente do que novos elementos são apresentados. No entanto, é preciso 87% mais tempo para o número 1 da listagem orgânica ser visto pela primeira vez em um dispositivo móvel versus desktop.

Números para sua estratégia de marketing digital

Listagens e mapa local

  • 47% mais cliques no mapa da cidade e listagem local ocorrem quando posicionado acima das listagens orgânicas;
  • 10% dos cliques em listagem local, em média;
  • 51% mais pesquisadores veem as listagens e mapa local quando posicionado acima das listagens orgânicas.

Classificações

  • Listagens com classificações de estrelas capturam 24% dos cliques da página, em média;
  • Listagens patrocinadas;
  • Listagens Top patrocinados são vistos após 0,36 segundos, em média;
  • 2% dos cliques nos dois primeiros anúncios patrocinados no celular contra 14,5% no desktop;
  • Listagens orgânicas
  • Listagens orgânicas Top capturam a maioria da atividade de pesquisa (33,2%);
  • 5% dos pesquisadores olham em média na listagem orgânica superior;
  • 57% dos cliques vão para as quatro melhores listagens orgânicas, em média;
  • Apenas 7,4% dos cliques que ocorrem estão abaixo da quarta listagem orgânica contra 16% no desktop.

 

Criação de Sites Responsivos