• Marcas e a importância da interatividade nas redes sociais
Marcas e a importância da interatividade nas redes sociais
Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest… quem gosta de redes sociais não pode reclamar da falta de opções. Cada uma delas possui diferentes atributos, algumas mais voltadas à publicação de textos, outras mais dirigidas à divulgação de imagens, mas o que todas têm em comum é a interatividade por elas promovida. Usuários curtem, comentam e retweetam diferentes conteúdos de seus interesses. Nesse cenário, o marketing visualiza nesse tipo de site uma ótima oportunidade de aproximar empresas de clientes ou clientes em potencial, a fim de estreitar laços, melhorar relacionamento e se fazer cada vez mais presente na vida das pessoas.
Case de sucesso
Um caso recente exemplifica como uma administração criativa das redes pode aumentar a visibilidade de uma empresa: em abril, um jovem norte-americano chamado Carter Wilkerson enviou um tweet (nome dado à mensagem de no máximo 140 caracteres do Twitter) à rede de fast food Wendy’s, perguntando quantos tweets seriam necessários para que ele obtivesse um ano de nuggets gratuitos, fornecidos pela empresa. O perfil da Wendy’s na rede social acabou entrando na brincadeira e respondeu que seriam necessários 18 milhões de retweets. Diante da resposta, Wilkerson deu início à uma verdadeira campanha por retweets para conseguir o tão sonhado benefício. Mais de um mês depois, o jovem já conseguiu a expressiva marca de 3,6 milhões de tweets, tornando-se a mensagem mais retweetada da história, superando o recorde anterior, pertencente à clássica selfie do Oscar 2014, protagonizada pela apresentadora Ellen de Generis, com 3,4 milhões de retweets. Mesmo longe da meta estabelecida, a Wendy’s atendeu ao apelo do jovem, ao perceber o sucesso que a postagem já tinha adquirido.
As redes sociais possuem um potencial de viralização de conteúdo enorme, e as empresas que sabem explorar essa característica acabam fazendo publicidade a partir dos próprios usuários; como foi o caso da Wendy’s, que esbanjou simpatia e atenção a Wilkerson; e, como consequência, sobem no conceito das pessoas que souberam da história, especialmente devido ao tom de humor do conteúdo. Empresas como Google, Amazon e Microsoft também compartilharam a postagem, além da própria Ellen de Generis, que convidou o garoto para participar de seu programa. O sucesso do tweet fez ainda com que o Twitter criasse um emoji de nuggets acompanhando a hashtag #NuggsforCarter.
O marketing precisa estar sempre atento a novidades e tendências que surgem no mercado, especialmente na web, onde tudo é mais efêmero e novas ferramentas surgem a cada instante. Como diz o Evolucionismo, não é o mais forte que vence, mas aquele que melhor se adapta ao meio. Foi o caso da Wendy’s, que, se utilizando das redes sociais, conseguiu holofotes valiosos a partir de um singelo comentário postado por um consumidor. Além disso, ao interagir com Wilkerson, a Wendy’s deu uma demonstração pública de que está atenta àquilo que seus consumidores têm a dizer, além de demonstrar atenção ao respondê-los, o que não só aproxima, como também humaniza a marca. Exemplo a ser seguido.