Marcas e a importância da interatividade nas redes sociais

Marcas e a importância da interatividade nas redes sociais

Marcas e a importância da interatividade nas redes sociais

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Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest… quem gosta de redes sociais não pode reclamar da falta de opções. Cada uma delas possui diferentes atributos, algumas mais voltadas à publicação de textos, outras mais dirigidas à divulgação de imagens, mas o que todas têm em comum é a interatividade por elas promovida. Usuários curtem, comentam e retweetam diferentes conteúdos de seus interesses. Nesse cenário, o marketing visualiza nesse tipo de site uma ótima oportunidade de aproximar empresas de clientes ou clientes em potencial, a fim de estreitar laços, melhorar relacionamento e se fazer cada vez mais presente na vida das pessoas.

Case de sucesso

Um caso recente exemplifica como uma administração criativa das redes pode aumentar a visibilidade de uma empresa: em abril, um jovem norte-americano chamado Carter Wilkerson enviou um tweet (nome dado à mensagem de no máximo 140 caracteres do Twitter) à rede de fast food Wendy’s, perguntando quantos tweets seriam necessários para que ele obtivesse um ano de nuggets gratuitos, fornecidos pela empresa. O perfil da Wendy’s na rede social acabou entrando na brincadeira e respondeu que seriam necessários 18 milhões de retweets. Diante da resposta, Wilkerson deu início à uma verdadeira campanha por retweets para conseguir o tão sonhado benefício. Mais de um mês depois, o jovem já conseguiu a expressiva marca de 3,6 milhões de tweets, tornando-se a mensagem mais retweetada da história, superando o recorde anterior, pertencente à clássica selfie do Oscar 2014, protagonizada pela apresentadora Ellen de Generis, com 3,4 milhões de retweets. Mesmo longe da meta estabelecida, a Wendy’s atendeu ao apelo do jovem, ao perceber o sucesso que a postagem já tinha adquirido.

As redes sociais possuem um potencial de viralização de conteúdo enorme, e as empresas que sabem explorar essa característica acabam fazendo publicidade a partir dos próprios usuários; como foi o caso da Wendy’s, que esbanjou simpatia e atenção a Wilkerson; e, como consequência, sobem no conceito das pessoas que souberam da história, especialmente devido ao tom de humor do conteúdo. Empresas como Google, Amazon e Microsoft também compartilharam a postagem, além da própria Ellen de Generis, que convidou o garoto para participar de seu programa. O sucesso do tweet fez ainda com que o Twitter criasse um emoji de nuggets acompanhando a hashtag #NuggsforCarter.

O marketing precisa estar sempre atento a novidades e tendências que surgem no mercado, especialmente na web, onde tudo é mais efêmero e novas ferramentas surgem a cada instante. Como diz o Evolucionismo, não é o mais forte que vence, mas aquele que melhor se adapta ao meio. Foi o caso da Wendy’s, que, se utilizando das redes sociais, conseguiu holofotes valiosos a partir de um singelo comentário postado por um consumidor. Além disso, ao interagir com Wilkerson, a Wendy’s deu uma demonstração pública de que está atenta àquilo que seus consumidores têm a dizer, além de demonstrar atenção ao respondê-los, o que não só aproxima, como também humaniza a marca. Exemplo a ser seguido.

Criação de Sites Responsivos