• Marketing de Influência: Como fazer?
Marketing de Influência: Como fazer?
Você com certeza já ouviu falar em influenciadores digitais, ou talvez no nome original em Inglês: digital influencers. Quem são essas pessoas e o que elas tem a ver com marketing? Muito antes do surgimento dos youtubers, os teóricos da comunicação já defendiam a ideia de que é muito mais fácil influenciar a sociedade como um todo influenciando primeiramente os seus líderes e personalidades locais.
Psicologia
Segundo dados divulgados pela revista Forbes, os uso de estratégias de comunicação envolvendo influenciadores produz duas vezes mais conversões do que os anúncios convencionais. Ao associar um produto, serviço ou marca a uma personalidade determinada, cria-se uma noção maior de credibilidade, o que facilita o processo de persuasão sobre o cliente. As pessoas prestam mais atenção a uma figura relevante no meio do que a um anúncio impresso ou digital.
Quem é influenciador?
Influenciadores não são necessariamente pessoas famosas, já que todos somos frequentemente influenciadores ou influenciados por pais, irmãos, primos e amigos. Quando os clientes começam a anunciar uma marca por conta própria, é configurada uma estratégia muito vantajosa e de possuir baixo custo: os relatos, por partirem de pessoas de confiança, são muito mais autênticos.
Para uma comunicação de massa, no entanto, os grandes influenciadores sociais facilitam o trabalho dos influenciadores locais. Assim, celebridades e figuras de referência de determinados setores otimizam o processo de convencimento.
Como implementar esse tipo de ação?
Objetivos
Para elaborar estratégias, é preciso ter em mente um objetivo mercadológico ou comunicacional claro e preferencialmente mensurável. Sem essas metas em mente, você pode acabar investindo em caminhos inapropriados.
Listas de influenciadores
Analisando o seu setor de atuação e os seus objetivos, faça um levantamento de pessoas e páginas com as quais é possível criar parcerias de divulgação. Para encontrar essas pessoas, coloque-se no lugar de seu cliente e digite palavras-chave que ele provavelmente usaria para encontrar seus serviços em sites de busca ou redes sociais.
Avaliação
Após elencar os possíveis influenciadores para o seu negócio, procure avaliar o alcance, poder de influência e custos de cada parceria. Esses itens facilitarão a escolha. Outro aspecto que deve ser considerado é a relação estabelecida entre o influenciador, os produtos e a marca – é preciso que essa pessoa tenha qualidades relevantes àquele público específico (um nutricionista recomendando uma rede de fast food provavelmente não é a melhor escolha, por exemplo). Verifique também se há parcerias estabelecidas com concorrentes.
Produção de conteúdo
O marketing de influência não é um tipo de publicidade convencional, como banners, por exemplo. Nesse tipo de estratégia, o influenciador é empregado na produção de conteúdo relevante. Isso é possível por meio de sugestão de pautas para textos ou vídeos com temas ligados à sua marca, entrevistas e reviews de produtos (o influenciador utiliza, avalia e recomenda determinado produto ou serviço ao público).