Novas habilidades para Social Media

Novas habilidades para Social Media

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A administração de páginas de empresas em redes sociais tornou-se uma atividade importante para as áreas de comunicação e marketing. Há profissionais especializados que dedicam-se exclusivamente a esta atividade, que tem evoluído constantemente. O dinamismo da área tem exigido novas habilidades destes profissionais. Saiba mais:

Contextualização

Antes de implementar qualquer ação em redes sociais, é preciso analisar o micro e o macroambiente. Conhecer a fundo a identidade da marca, bem como todas as questões de política e economia da atualidade, é fundamental para ser oportuno. Estar atento aos assuntos em alta, como os memes do momento, por exemplo, pode ser bastante útil, mas requer atenção, dependendo do modo como o assunto é abordado. Além disso, é preciso que as atividades nas redes sociais estejam sempre de acordo com os objetivos de marketing e de comunicação da empresa.

Análise de dados

As ferramentas de analytics, small/big data e social listening permitem o monitoramento de qualquer ação. É essencial ter conhecimento acerca das principais métricas das redes e saber geri-las, identificando os principais erros e acertos. Por isso, o profissional da área também precisa de uma desenvolvida capacidade analítica, pois a correta interpretação dos dados possibilitará ações mais assertivas.

Integração

Apesar de as redes sociais permitirem uma linguagem mais coloquial e uma maior diversidade de temas, é preciso que as peças comunicacionais nesses meios não destoem dos outros canais de comunicação utilizados pela marca. Por isso, esse profissional deve estar em constante integração com outros setores, de modo a manter a unidade e a coerência dos projetos.

Humanização

Um dos aspectos mais interessantes das redes sociais é o feedback direto, em que o público pode curtir, comentar e compartilhar o conteúdo que foi postado. Saber interpretar essas ações e estabelecer um diálogo construtivo com os clientes pode ser um grande diferencial. Por isso, é preciso entender a mente humana para que as marcas também consigam ser humanizadas. Ter conhecimento em áreas como a Antropologia e a Psicologia pode ser bastante útil nesse aspecto, de modo a envolver e engajar as pessoas.

Acompanhamento de avanços tecnológicos

Frequentemente, as redes sociais anunciam atualizações e novas utilidades em suas plataformas. Assim, é preciso estar atento ao que há de novo, para evitar que a comunicação nesse tipo de site caia na mesmice e deixe de ser relevante ou interessante ao público, que gosta do que é novo. O próprio comportamento do consumidor também sofre alterações constantemente. É preciso acompanhar esse dinamismo com curiosidade e sem medo de experimentar. Dentro de propósitos e objetivos claros, vale pena ousar.

Programação

Pode ser um exagero afirmar que o profissional de Social Media deve entender de programação. Entretanto, tudo o que hoje é produzido no meio digital deve estar otimizado e adaptado a diferentes telas. Para quem não conta com um desenvolvedor ou departamento de TI, ter alguma noção sobre o tema pode ajudar a “se virar” em alguma dificuldade.

Busca por referências

Não é novidade que as redes sociais são espaços em que as pessoas gostam de manifestar suas opiniões e discutir sobre variados temas. As marcas devem estar atentas não só aos tópicos que permeiam suas áreas de atuação, mas também a tudo aquilo que está em pauta. Esse tipo de conhecimento possibilita mais empatia e, consequentemente, a criação de campanhas mais inclusivas e construtivas.

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