• Facebook anuncia anúncios por localização
Facebook anuncia anúncios por localização
O Facebook conta atualmente com mais de 2 bilhões de usuários, o que o torna um importante instrumento de marketing digital. Entretanto, tão importante quanto estar acessível às pessoas é saber com quem falar. A segmentação do público é parte fundamental no desenvolvimento de qualquer campanha. Dessa forma, qualquer nova ferramenta que permite especificar o público-alvo representa um avanço na assertividade da comunicação.
Pensando isso, a rede social anunciou recentemente que permitirá que anunciantes utilizem a localização dos usuários da rede para segmentar o público que visualizará anúncios digitais em seus celulares.
Como funciona?
O Facebook poderá ter acesso à localização dos usuários por meio do GPS habilitado em seus dispositivos. Dessa forma, a empresa poderá rastrear os seus trajetos e disponibilizar o anúncio a quem visitar a loja física ou mesmo as de concorrentes.
Além disso, os anunciantes também poderão comprar audiências similares, isto é, grupos de indivíduos com características semelhantes às das pessoas rastreadas, que também podem se interessar pelo conteúdo anunciado.
Impactar ex-clientes é um meio de promover a sua fidelização, mostrando que a empresa “se lembra” de quem visitou a loja e está disposta a continuar esse relacionamento. A nova audiência, por sua vez, representa a conquista de novos clientes, com a qualificação de já terem passado por processos de segmentação.
Incialmente, esse modelo segmentado por localização ocorrerá nos Estados Unidos, tendo anunciantes como KFC, Dick’s Sporting Goods e Macy’s como os primeiros clientes.
Resultados
O Facebook ainda tem pela frente o desafio de convencer os anunciantes de que essa segmentação por localização será vantajosa e trará melhorias comprovadas nas vendas das empresas. Há uma série de variáveis que influenciam no desempenho dos anunciantes, mas o KFC já obteve bons resultados. A empresa aumentou o gasto médio de consumidores por visita de US$ 0,50 para US$ 2.
Segundo a Dick’s Sporting Goods, a empresa testou o serviço por um período para impactar o público que visitava a loja no verão, numa tentativa de incentivá-lo a retornar durante o inverno e também para criar audiências similares.
Benefícios
A proposta da ferramenta e utilizar a geolocalização como meio de otimizar a segmentação e os impactos produzidos pelos anúncios da rede. A ideia é melhorar os resultados dos anunciantes tanto por meio da fidelização de clientes quanto por meio da impactação de um novo público em potencial. É mais um avanço no marketing digital.