• Novos recursos do Facebook para capitalizar sobre avaliações
Novos recursos do Facebook para capitalizar sobre avaliações
Caso esteja procurando pela melhor comida japonesa em São Paulo, o mais provável é se voltar para o Google e realizar uma pesquisa que o informe o melhor local para saborear os prazeres da comida japonesa ou, talvez, verificar sites de recomendações para escolher a melhor opção. Enquanto isso, o Facebook fica para suas “consultas” sobre os melhores episódios da sua série favorita, mas isso está mudando.
O crescimento do Facebook fez dessa plataforma muito mais do que uma simples rede social. O Facebook agora serve para negócios e avaliações que ditam os melhores lugares para frequentar, filmes a assistir, programas a ver, marcas a comprar, serviços para escolher e a relevância das empresas no mercado.
E por falar em relevância, o Facebook também tem aumentando a sua perante as avaliações, comentários e recomendações feitas por seus usuários, encontrando maneiras originais para obter feedbacks dos clientes e introduzir uma série de novas funcionalidades (confira outras novidades do Facebook em “Novos botões Call to Action no Facebook Mobile“) concebidas, ao que parece, para desafiar os sites de avaliação online mais populares de hoje.
E existe uma boa razão por trás desse aumento de foco do Facebook.
Facebook lança a maior taxa de crescimento nos comentários
Desde que o Facebook permitiu que os usuários postarem comentários online e classificações de empresas locais, o volume de comentários no Facebook tem vindo a aumentar, com mais pessoas olhando para a plataforma de mídia social, da mesma forma que eles usam, por exemplo, o TripAdvisor, como uma ferramenta para a leitura ou a partilha de opiniões dos clientes.
Na verdade, de acordo com o índice Social Recommendations Index pela empresa de ativação defesa social Media Link, 2 em cada 3 consumidores são mais propensos a partilhar os seus pensamentos, experiências e opiniões sobre o Facebook depois de uma compra.
Outro estudo descobriu que 80% dos consumidores estavam mais propensos a comprar de empresas locais quando críticas positivas estavam presentes em sua página no Facebook.
É pouca surpresa que o Facebook surgiu como uma alternativa legítima superior no espaço de comentários online. Depois de analisar os comentários de 250 restaurantes ao longo de um período de 6 meses, a equipe de pesquisa na gestão de feedback do cliente Review Trackers notaram uma tendência interessante na velocidade crítica (a velocidade com que novos comentários são gerados): entre os principais restaurantes baseados na revisão – incluindo Google, TripAdvisor , zomato e Foursquare – e o Facebook refletiu a maior taxa de crescimento nos comentários, com novos comentários chegando a um ritmo que era 4 vezes mais rápido do que naquelas outras plataformas.
E o Facebook está voltado para este cenário lançando novas funcionalidades.
Facebook lança novas funcionalidades
Em resposta a esta tendência crescente, Facebook lançou uma série de novas opções para facilitar uma melhor comentários e classificações.
Listagens
Facebook’s Professional Services foi lançado no ano passado listando as empresas com os melhores comentários e as avaliações e ajudando a guiar os usuários como eles olham para novos produtos e serviços em sua área geográfica. Para as empresas, isso pode ser um divisor de águas, com melhores comentários (e, portanto, rankings mais elevados), surge o potencial de criar oportunidades mais significativas do que uma atualização de status.
Recomendações
Recentemente, o Facebook também introduziu recomendações baseadas nos amigos de cada página social, o que permite que os usuários se voltem para seus amigos e familiares para obter informações, conselhos e feedback sobre as empresas ou os serviços locais e, em seguida, organiza todas essas recomendações em um só lugar.
“Quando você escreve um post no Facebook procurando conselhos sobre locais ou serviços locais, você terá a opção de ativar Recomendações para esse lugar.Se você ativar o recurso, seus amigos podem comentar sobre o seu post com sugestões e você vai verá todos mapeados e salvos em um só lugar.Você também pode ir para as suas recomendações no Facebook para fazer uma nova pergunta ou ajudar seus amigos.”
As operações diretas
Junto com as recomendações baseadas em amigos, o Facebook também introduziu um recurso que permite transações diretas em seu site e aplicativo. Ele permite aos usuários fazer coisas como encomendar comida, marcar uma consulta, obter uma cotação ou comprar bilhetes. Tudo diretamente pelo Facebook.
Aproveitar a prateleira impressionante de opiniões online do Facebook
Dado o crescimento da atividade de revisão, faz sentido que o Facebook tenha foco maior sobre esta área e está desafiando jogadores estabelecidos no mercado.
Na verdade, de acordo com pesquisa realizada pela Wiselytics, 75% do engajamento em um post no Facebook ocorre dentro das primeiras cinco horas. No Facebook o post será observado nas primeiras duas horas após a publicações.
Compare isso com a vida útil de opiniões online em outros sites. De acordo com um relatório publicado pelo Search Engine Land, 69% dos consumidores acreditam que as revisões com mais de três meses não são mais relevantes e, aproximadamente, 15% acreditam que os únicos comentários relevantes são os escritos dentro das últimas duas semanas.
Estes números ajudam a explicar porque o Facebook está querendo reforçar a sua capacidade de avaliação online e incorporando ferramentas de recomendação para experiência de mídia social dos usuários, afinal, a todo instante novas avaliações surgem no Facebook e seria um verdadeiro pecado que a maior rede social do planeta e, especialmente, sua empresa, desperdiçassem esse potencial.
Não deixe isso acontecer, entre em contato com nossa equipe de Social Media, e explore as novas funcionalidades do Facebook em benefício de seu negócio.