O que as marcas têm a aprender com os influenciadores?

O que as marcas têm a aprender com os influenciadores?

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Não é nenhuma novidade que as marcas se utilizam de celebridades para promover seus negócios. Essa parceria costuma ser vantajosa, pois o público associa as caraterísticas de uma personalidade que admira ao produto ou serviço sendo anunciado. Mais recentemente, têm se popularizado no meio os influenciadores digitais. Além de incluí-los em suas peças de comunicação, como as marcas podem, sozinhas, aprender com as estratégias desses influenciadores?

Alta frequência

Os influenciadores digitais costumam fazer suas publicações em dias e horários fixos, evitando deixar de postar algum conteúdo por longos períodos. Para manter a atenção do público, é preciso manter a marca ativa, independente do canal de comunicação escolhido. É necessário planejar peças de comunicação para longos períodos, mantendo a marca nas mentes das pessoas.

Lidar com as críticas

Da mesma forma que os influenciadores, as marcas que desejam publicar conteúdo relevante podem (e devem) assumir posicionamentos diante dos mais diversos assuntos. Isso naturalmente vai despertar críticas por parte de algumas parcelas da população, e é preciso saber lidar com isso.

Estilo

Qualquer influenciador possui um estilo; uma personalidade própria que o diferencie dos demais. Isso inclui a linguagem a ser adotada, um estilo mais formal ou informal, entre outros. É preciso que cada marca adote uma postura que a identifique facilmente e que oriente suas produções.

Não falar de si mesma o tempo todo

Vivemos em uma era em que as pessoas não gostam de ser “invadidas” pela publicidade tradicional. Anúncios que só falam da marca, do produto, do serviço ou do preço já não surtem mais os mesmos efeitos de outros tempos. O consumidor deseja algo em troca, algum conteúdo que seja útil à sua vida, de alguma maneira. Por isso, ao publicar este tipo de conteúdo, as empresas devem tomar cuidado para não se promoverem a todo instante, e se comunicar de forma mais natural.

Linguagem web

A internet é um meio diferenciado dos demais canais de comunicação. Uma peça produzida para a televisão precisa de efeitos gráficos, iluminação e áudio perfeitos. Na internet, especialmente nas redes sociais, essa produção toda não é necessária, embora um mínimo de qualidade seja requerido. Os gastos tendem a ser mais baixos, mas a relevância precisa estar em alta.

Avaliação constante

Uma das maiores vantagens de ser um produtor de conteúdo na internet é a fácil mensuração de resultados. Em pouco tempo, as marcas podem saber se os conteúdos publicados foram bem recebidos ou se não surtiram o efeito esperado. Dessa forma, é possível pesar erros e acertos e recalcular as rotas na estratégia de comunicação.

Levando em consideração o público-alvo, é preciso não só ter conhecimento sobre as tecnologias existentes, como também criar bons roteiros, com temas pertinentes à marca e a quem acessá-los.

Criação de Sites Responsivos