• O que é neuromarketing e quais são seus benefícios?
O que é neuromarketing e quais são seus benefícios?
Trata-se de um termo com cada vez mais espaço no mercado digital, o neuromarketing. Esse enfoque no Neuromarketing não é uma tendência que surgiu de repente, isso porque ele vem sendo usado para desvendar alguns segredos do cérebro humano em benefício das ações de marketing, pensando em resultados melhores para todos os tipos de negócios.
O que é neuromarketing?
Existem dois métodos básicos para acompanhar a atividade cerebral das perspectivas, cada um com seus próprios prós e contras: ressonância magnética funcional (RMS) e eletroencefalografia (EEG).
Utilizando RMS envolve o uso de um poderoso ímã para acompanhar o fluxo sanguíneo do cérebro como sujeitos capazes de responder a pistas de áudio e visual. Isso permite que os examinadores para acessar uma parte profunda do cérebro conhecida como o “centro do prazer” e permite que os comerciantes sabiam como as pessoas estão realmente respondendo ao seu trabalho.
Estudos científicos comprovam que o reptiliano é o comandante das suas ações na grande maioria das vezes.
A parte mais primitiva do seu cérebro é a que impulsiona você na tomada de decisões.
O Neuromarketing visa entender mais especificamente esta engrenagem da grande máquina, pois uma vez estabelecida a comunicação assertiva com ela, é possível conquistar o consumidor, gerando conversões consequentemente.
Neuromarketing tem sido usado em torno de uma década, e só cresce em popularidade. Apesar de seus céticos e adversários, grandes corporações têm usado esta tecnologia ao projetar seus produtos, embalagens e campanhas publicitárias.
Como as marcas usam o Neuromarketing?
Marcas como a sopa de Campbell, Gerber, e Frito-Lay ter usado neuromarketing para remodelar seus designs de embalagens.
Nesses casos, os consumidores foram expostos à embalagem de um produto peça por peça, e sua resposta foi registrada como positiva, neutra ou negativa. Esta informação foi então usada em um conjunto com uma entrevista em profundidade para analisar pontos específicos que, eventualmente, resultou em alterações de elementos como cor, tamanho do texto e imagens.
O PayPal, por exemplo, descobriu que os comerciais com foco na velocidade e conveniência desencadeavam uma resposta significativamente mais elevada que os que prezavam por segurança e desenvolveu um inteiramente novo anúncio da campanha com base nos resultados.
Entender as raízes mais básicas da emoção humana é vital para compreender o comportamento de compra de um consumidor.
A beleza do neuromarketing é a sua capacidade de integrar tanto em suas estratégias de marketing de outbound e inbound.
Desde coisas como oferecer uma perspectiva a uma bebida quente e sentar em uma cadeira macia durante uma conversa de vendas a usar imagens em bebês em publicidade. Estas são todas as táticas que nosso cérebro responde subconscientemente para diferentes reações e produtos.
Consciência das táticas de marketing que podem afetar seus esforços será a melhor maneira de obter melhores resultados e ainda com menos dinheiro!