• Otimização de Site Local para Médicos – Part 1
Otimização de Site Local para Médicos – Part 1
Se você é uma médico que administra sua própria clínica ou consultório, provavelmente já faz algum investimento em marketing digital ou otimização de sites para médicos e já deve conhecer os desafios e a complexidade do mundo digital.
Este artigo é para ajudar você, que provavelmente já deve ter perdido seu precioso tempo, tentando aprender como fazer um trabalho de marketing digital para médicos navegando e lendo artigos pela internet, ou até mesmo, já tenha feito, ou faz investimento com alguma empresa e ainda não colhe resultados satisfatórios. Sabemos que existem diversas estratégias e ferramentas para divulgar sua clínica ou consultório, mas neste artigo, especificamente, vamos falar sobre o SEO local, ou seja, como otimizar seu site para os resultados locais das pesquisas do Google.
Entendendo a otimização local para sua clínica
Primeiramente, vale ressaltar que o SEO local, não é diferente da otimização em geral, na verdade, existem apenas estratégias diferentes para otimizar e melhorar seu posicionamento local, e saiba que eles são os que mais mudam, não só em apresentação como falaremos ao longo deste artigo, mas como os posicionamentos são flutuantes, mudam a todo momento. Se tem uma coisa que você pode contar com os resultados locais é sua constante mudança.
Voltando um pouquinho no tempo, e a primeira grande atualização algorítmica que causou um grande impacto nos resultados locais do Google, foi denomino por ele mesmo como Panda, pouco tempo depois, muitas empresas não ficaram sabendo, mas tivemos uma nova atualização, esta, o Google não confirmou e também não criou um nome, mas foi denominada mundialmente por Pombo (pigeon Jul/14) – Essa atualização mudou bastante coisa e foi liberada aos poucos, inicialmente nos Estados Unidos, Reino Unido, Canada e depois mundialmente. O objetivo era apresentar resultados locais para pesquisas por palavras-chave que o algorítmo entende que a proximidade acaba sendo mais relevante principalmente para os dispositivos móveis.
Na prática, imagine que você está passando por um bairro que não conheça e queira dar uma paradinha para jantar. Ao fazer uma pesquisa no google por restaurante, não seria nada relevante o Google apresentar restaurantes que fiquem distantes de seu local atual, ou seja, o trabalho dele era corrigir isso. O Google informou também informou que a distância e a sua localização agora também eram parâmetros de classificação.
O que são resultados Locais?
Os resultados locais são diferentes dos resultados gerais de pesquisa, assim como os resultados de imagens são. Conforme você pode ver na imagem abaixo, para a pesquisa que eu realizei, os resultados locais vieram no topo da lista, este posicionamento também pode variar de acordo com a inteção do usuário e de como o algorítmo interpreta a pesquisa. Veja só abaixo algumas imagens:
Ah! Vale ressaltar que neste exato momento eu estou no bairro da mooca, e veja só os locais dos resultados! Bem próximos de meu local atual. Note que na imagem abaixo, o posicionamento destes resultados oscilam em outras pesquisas, isso porque o algorítmo sabe que quem pesquisa pela palavra Geriatra, ainda tem mais interesse pelos temas nos dois resultados que antecedem os resultados locais.
Como faço para minha clínica aparecer no resultado local?
Existem diversas atividades e estratégias que você pode fazer para fazer com que seu consultório ou clínica apareça nos resultados locais do Google. A primeira delas é fazer um cadastro de sua clínica ou consultório no Google Business. Não vou explicar como fazer o cadastro porque é bem simples e tem bastante tutorial pela internet, mas caso você tenha qualquer dificuldade, deixe nos comentários que terei o maior prazer em ajuda-lo!
Ao fazer o seu cadastro, preencha todos os campos e coloque o máximo de informação possível, segue alguns itens para você seguir:
- Adicione uma descrição longa e exclusiva, e tente incluir links;
- Escolha as categorias corretas para sua empresa;
- Faça o upload de imagens de seu consultório (internas e externas) o máximo possível
- Adicione no mínimo um número de telefone;
- Adicione o seu endereço completo, lembrando que deve ser exatamente o mesmo que você utiliza em seu site;
- Envie uma imagem de perfil de alta resolução e uma foto de capa;
- Adicione seus horários / dias de abertura;
- Obter depoimentos reais de clientes (falarei sobre isso em breve).
Endereço e outros dados em seu site
Inclua o nome de sua clínica, endereço completo e telefone em todas as páginas de seu site, uma solução simples para isso, é garantir que tais informações sejam apresentadas no rodapé de todo seu site. Você também pode melhorar mais ainda, se utilizar uma marcação schema local – Isso ajuda bastante. Caso queira receber um tutorial de como fazer, solicite no botão abaixo eu pelos comentários.
Depoimentos e Comentários
Os depoimentos e comentários tem um impacto muito grande para o ranking dos resultados locais do Google, então vale a pena criar uma estratégia para estimular seus clientes a fazerem comentários sobre a experiencia dele com sua clínica até mesmo com você e o tratamento recebido. Uma dica muito boa para você providenciar, é criar uma página exclusiva em seu site, ensinando seus clientes a fazerem estes tipos de comentários, você pode se surpreender como isso pode ser eficiente.
Veja na imagem abaixo, como é importante ter estes comentários! Mesmo que seu posicionamento não seja o melhor, você acaba ganhando mais destaque de que seus concorrentes nos resultados locais.