• Erros no e-commerce que sua loja não pode cometer
Erros no e-commerce que sua loja não pode cometer
O e-commerce tem sido um tema debatido a exaustão neste blog e o motivo não poderia deixar de ser outro senão sua significância no mercado online brasileiro e mundial. É um dos poucos negócios em ascensão no país mesmo em período de crise e que deve voltar a crescer dois dígitos anuais em 2017. E como não poderia deixar de ser, muitos decidiram investir neste ramo, porém nem todos (a maioria) fazem isso corretamente, cometendo erros crassos.
Pensando em dinamizar o e-commerce, mostraremos aqui alguns erros que sua loja virtual não pode cometer.
Opções de pagamento
Uma taxa ainda alta de clientes cruzam todo o percurso desde a página inicial até o produto desejado e o momento de finalizar a compra. Chegando lá, encontra apenas uma opção de pagamento e, adivinha, essa condição não lhe serve.
Ele, claro, desiste da compra. Não é mais tão difícil dispor de formas de pagamento diversas como já foi um dia, por isso, já passou da hora de oferecer diversas opções de pagamento, descontos e opções de parcelamento ao cliente em sua loja virtual.
Frete alto
Sim, nós sabemos que você não tem o tamanho da Amazon para oferecer frete gratuito a tantos clientes, no entanto, a Amazon oferece e ganha o cliente que deveria ser seu, pois seu produto está mais perto e é mais barato, mas na hora do frete encarece demais o produto e ele julga melhor comprar em uma loja mais conhecida.
Muitos fazem isso, aliás, quem nunca decidiu comprar em uma loja mais reconhecida quando a diferença de preço era insignificante? Seu preço deve ser competitivo em todos os aspectos, inclusive no frete.
Pontualidade
Um serviço ou produto que não é entregue na data combinada? Isso está cada vez mais feio por aqui, e olha, até que demorou.
O brasileiro sempre foi pouco pontual, mas isso está mudando, estamos mais exigentes e sua loja virtual deve acompanhar essa mudança, mesmo que seu produto ou serviço seja de primeira, pontualidade acima de tudo.
Informações sobre o produto ou serviço
Sua loja virtual vende remédios? Então cadê a descrição completa? Dá aulas de pilates? Com qual serventia, já que o pilates serve para diferentes fins?
Uma loja virtual deve fornecer descrições completas sobre os produtos ou serviços prestados sempre, inclusive para auxiliar o SEO na otimização de seu site, pois, as pessoas procuram, muito mais do que o nome dos produtos, suas finalidades e é na descrição que você coloca para que serve seu produto ou serviço.
Processo de compra muito confuso
Algumas coisas fazem que seu processo de compra seja confuso, inclusive a capacidade de sua página. Sim, mesmo que capriche nas descrições e na leitura do processo de compra, um cliente não será fisgado se a página demorar um ano inteiro para carregar. Veja o que seu e-commerce deve ter:
- O site de seu e-commerce precisa ser rápido;
- Uma compra deve ser concluída em poucos cliques;
- Informações claras;
- Que os seus clientes adicionem de forma mais fácil os produtos no carrinho;
- Não exija cadastros muitos longos;
- A página de compras não tenha muitas informações que o faça desistir da compra.
Site responsivo
E por falar em site rápido, o site deve ser responsivo, podendo ser utilizado em dispositivos móveis com o mesmo aprumo de um site para desktop.
De acordo com estudo realizado pelo Instituo de Pesquisa Ipsos e também pelo Paypal, as compras por mobile chegam a 34% do total no mundo e só cresce, devendo ultrapassar o desktop nos próximos anos.
Estoque
De vez em quando falta material até mesmo nas grandes empresas e isso não é o fim do mundo, porém, algumas das lojas virtuais menores estão exagerando em alguns casos.
Você deve ter uma boa gestão de estoque, até porque, quando o seu produto faltar nas grandes marcas, é na sua loja que o cliente irá buscar o que precisa urgentemente e que não pode esperar a boa vontade dos grandes e-commerce existentes em repor seus estoques.
Tudo é uma questão de planejamento, se fizer um bom planejamento, raramente faltará.
Planejamento
O último é óbvio, mas os aventureiros apressados em tirar uma lasquinha do gigante mercado do e-commerce não aprendem a planejar.
Às vezes até detém estoque e qualidade em abundância em seus negócios, no entanto, entram no ramo sem nenhum planejamento, em muitas ocasiões sem nem ter um domínio pronto e atuante. Como você vai se destacar nos motores de busca sem ter o básico que é um domínio online?
Planejamento é tudo em quaisquer ramos do mercado, portanto, planeje sempre ou contrate alguém que o faça.