• Pilares do marketing digital para educar e fidelizar o cliente
Pilares do marketing digital para educar e fidelizar o cliente
Os profissionais de marketing são pessoas ótimas e sempre atentas ao mundo que nos rodeia. Pudera, temos de ser líderes do pensamento, focados em dirigir a mudança para os outros. Claro, selecionar a ferramenta de automação de marketing digital é importante, mas, ainda mais importante, é saber o caminho das pedras, os pilares fundamentais na implantação do marketing digital para educar (sim, educar) e fidelizar o cliente.
Em outros momentos, já abordamos o quanto os novos clientes do século 21 estão cansados do marketing tradicional, sem inovação, sempre as mesmas abordagens, as mesmas peças, as táticas, enfim, o mesmo de sempre não está funcionando mais e é preciso atualização.
Estratégia
Já não é a estratégia sobre uma conversão imediata de todos os e-mails, por exemplo. Em vez disso, é preciso dar um passo atrás para olhar além de implantações de e-mail marketing. Considere todas as maneiras diferentes que seus contatos podem se envolver com você, além do e-mail. Pense em visitas ao site, envio de formulários e social mídia, e o que esses compromissos significam para o cliente.
Com cada tipo de interação, determine a resposta mais eficaz para acompanhar seus contatos através do ciclo de compra. Da mesma forma, se os contatos não tomarem nenhuma ação, determine o que pode ser feito de novo para envolvê-los.
Planejamento
Planejar uma campanha de marketing e fidelização envolve muitas funções organizacionais diferentes, desde marketing de conteúdo até automação de marketing, segmentação e desenvolvimento de sites. Também envolve olhar a campanha como uma história completa em vez de um único capítulo de um e-mail de um lote qualquer para envio.
Depois de definir a estratégia, crie um mapa mental que esteja alinhado com a estratégia. Para cada ponto, inclua o foco da mensagem, persona, ciclo de compra, ativo (e-book, vídeo, etc), quem é responsável por cada parte e quando ele precisa ser feito.
Utilização de conteúdo
Não se engane, as campanhas de consolidação exigem uma tonelada de conteúdo: blog, páginas da web, e-books, vídeos que falam com as necessidades específicas do cliente, entre outros. E é uma mudança enorme da metodologia de uma venda rápida.
Campanhas bem-feitas não vendem, elas educam e fidelizam. E para educar, você precisa de conteúdo.
Pense no conteúdo como a sua voz. É onde você se comunica com seus potenciais leads. Aproveite seu poder para alinhar com o que seus contatos precisam. Use diferentes peças para levar seus futuros clientes através do ciclo de compra de sua página.
Pare de racionalizar que os e-mails são conteúdo. Eles não são. Eles são básicos. Os e-mails são o canal para o seu conteúdo. Eles não precisam ser tão grandes como um livro e carregado com imagens desnecessárias. Eles precisam de conteúdo atrativo e que leve o cliente para sua página.