• Qual o melhor meio de promover vendas na internet?
Qual o melhor meio de promover vendas na internet?
Hoje em dia, a internet está cada vez mais acessível às pessoas e, por conta disso, tem se tornado um importante meio para promover vendas, impactando clientes em potencial. No entanto, são variadas as possibilidades que o meio digital oferece para essa finalidade, de modo que muitos empreendedores não sabem qual é a melhor opção: redes sociais, marketplaces ou um e-commerce. Assim, confira a seguir as principais características desses canais.
Redes Sociais
Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube são algumas das mais utilizadas redes sociais no Brasil e no mundo. Só o Facebook conta com mais de 2 bilhões de usuários. Dessa forma, é natural que as marcas também desejem marcar presença nesse território e promover vendas.
Contudo, é importante ressaltar que esse não é o motivo pelo qual as redes sociais existem. Os usuários que as acessam estão em busca de informações gerais, entretenimento e relacionamento com amigos e familiares. Com poucas ferramentas para vendas, o ideal é que as redes sociais sirvam como um meio de divulgação, dirigindo os usuários para outro canal – mais específico para vendas. No entanto, elas são, de fato, importantes para estabelecer um contato mais próximo com o público de interesse. Anúncios promovidos que estimulam o engajamento podem ser bastante úteis nesse sentido.
Marketplaces
Os marketplaces são plataformas específicas que reúnem diversas lojas, como um verdadeiro shopping online. Embora os custos sejam altos, esses canais geralmente oferecem ótima estrutura para a divulgação das empresas e promoção de vendas. Além disso, os marketplaces conferem maior credibilidade às lojas e as tornam mais facilmente encontráveis pelo público.
O lado B são as taxas que os lojistas precisam pagar para manterem seu espaço nessas plataformas. Além disso, o lojista não tem tanta liberdade nesse canal e precisa seguir as regras e padrões do marketplace.
E-commerce
O e-commerce, ou loja virtual, é um canal que, assim como os marketplaces, possui infraestrutura adequada para a venda de produtos pela internet. A diferença é que essa plataforma é exclusiva, e o lojista tem liberdade para colocar produtos, textos, informações institucionais, página de contato e todos os elementos gráficos da maneira que desejar, sem se submeter a ninguém. Além disso, não é necessário pagar nenhum tipo de taxa.
Outra importante vantagem é que é possível obter certificados de segurança, como o SSL, que garante ao consumidor que suas informações são mantidas em sigilo. Assim, o cliente se sente seguro, protegido e confiante para realizar suas transações, o que é muito importante no meio digital.
É preciso lembrar, no entanto, que, em e-commerce, o lojista está sob sua conta e risco para organizar as páginas. Por isso, a contratação de agências de criação de sites tem sido cada vez mais frequente, já que essas empresas contam com profissionais especializados em marketing digital. Os investimentos iniciais podem ser altos, mas, em compensação, a tendência é que ótimos resultados sejam alcançados.
O e-commerce é um meio bastante eficaz de promover vendas e, se desejar, é interessante utilizar as redes sociais ou marketplaces como canais auxiliares, especialmente para tornar a marca mais conhecida. Em qualquer plataforma, o importante é manter a organização, a transparência, a objetividade e a persuasão para atrair e satisfazer os clientes.